Notícia

30/01/2014
Nova Diretora-Geral da CPLP assume funções Voltar atrás
Nova Diretora-Geral da CPLP assume funções
Nota informativa
 
O cargo de Diretor-Geral da CPLP vai ser assumido por Georgina Benrós de Mello, a partir do dia 3 de Fevereiro de 2014, em cerimónia a realizar-se às 11h30, na Sede da CPLP, substituindo Hélder Vaz Lopes, primeiro Diretor-Geral da Organização.


Georgina Benrós de Mello, natural de Cabo Verde, licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mais tarde, fez estudos de pós graduação com o CENFA (Cabo Verde) & FUNDAP (Brasil), com a Graduate School of Public and International Affairs da Universidade de Pittsburgh (EUA), bem como com a Universidade de Cabo Verde. “Museu Virtual de Paisagens de Cabo Verde – Por um modelo alternativo de turismo” foi o tema da tese que desenvolveu com vista a obter o grau de Mestre em Património, Turismo e Desenvolvimento, pela Departamento de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Cabo Verde. Trabalhou como economista tanto em Cabo Verde como em Timor-Leste. Desempenhou várias funções, nos sectores público e privado, em Cabo Verde. Em Timor-Leste, conduziu o processo de instalação da agência de promoção do investimento e das exportações, tendo sido sua primeira Diretora Executiva. Tem experiência nos setores público e privado, organizações internacionais e ainda em organizações da sociedade civil. Já trabalhou com projetos de diferentes fundos e agências das Nações Unidas. Também já trabalhou com projetos financiados pelo Banco Mundial, tanto em Cabo Verde como em Timor-Leste. Publicou artigos em revistas especializadas e em jornais, tanto em Cabo Verde como em Portugal, para além de ter várias comunicações publicadas em livros editados na sequência de participação em conferências. É co-autora, com Ana Cristina Lopes Semedo, de um “Guia do Exportador para o Mercado da União Europeia”, editado em Março de 2001 na Praia, pela agência cabo-verdiana de promoção do investimento. Antes de ser escolhida para Diretora-Geral, exercia as funções de Coordenadora da Unidade Nacional de Implementação do programa Quadro Integrado Reforçado (da Organização Mundial do Comércio) em Cabo Verde. Tem-se debruçado, nos últimos anos, privilegiadamente, sobre o desenvolvimento do comércio, do investimento, do sector privado, e da conexão às cadeias de valor globais.

O Secretário Executivo é auxiliado nas suas funções pelo Diretor-Geral. Os Estatutos fixam, desde a Cimeira de Bissau, a existência de um Diretor-Geral, sendo que o cargo de Secretário Executivo Adjunto cessou com a nomeação de Hélder Vaz Lopes.
O Diretor-Geral é recrutado entre os cidadãos nacionais dos Estados-membros, mediante concurso público, pelo prazo de 3 anos, renovável por igual período. O Diretor-Geral é o responsável, sob a orientação do Secretário Executivo, pela gestão corrente, planeamento e execução financeira, preparação, coordenação e orientação das reuniões e projectos activados pelo Secretariado Executivo.

Discurso de tomada de funções da Diretora Geral

 

 

 

 



 

 

Publicado a 30/1/2014
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.