Notícia

26/02/2014
Aprovado Plano de Acção sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial Voltar atrás
Aprovado Plano de Acção sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial
Nota informativa

O Plano de Acção de Lisboa, resultante da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, foi aprovado pelo XII Conselho Extraordinário de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 20 de fevereiro de 2014, em Maputo.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos Estados membros da CPLP encaram o futuro da Língua Portuguesa no sistema mundial com realismo e, também, com ambição. O idioma comum é uma das grandes línguas de comunicação internacional e a língua materna de milhões de pessoas em todo o mundo.

A promoção e a defesa da língua portuguesa, multinacional e partilhada por cidadãos de diferentes países, constituem um dos três objetivos gerais estabelecidos nos Estatutos da CPLP. Neste sentido, a resolução ministerial aprova o Plano de Acção de Lisboa para prosseguir e promover novas iniciativas de âmbitos nacionais e multilateral, para reforçar a influência e a posição da Língua Portuguesa no sistema mundial, dando ênfase à sua relação com a ciência, inovação e economia criativa, além aprofundar outros temas anteriormente tratados pela Conferência de Brasília, de 2010.

Por iniciativa de Portugal, a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial realizou-se entre 29 e 31 de outubro de 2013, em Lisboa, contando com a participação de investigadores e docentes de todos os Estados membros CPLP e de outros países. As conclusões desta Conferência resultam no Plano de Ação de Lisboa, o qual, em conjunto com o Plano de Ação de Brasília, adotado em 2010, na I Conferência Internacional, define estratégias globais para a promoção e a difusão da língua portuguesa.

A III Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial deverá realizar-se num prazo de três anos.

Anexo:
Resolução sobre o Plano de Ação de Lisboa


Publicado a 26/2/2014
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.