Notícia

21/04/2014
Embaixador Murargy visita Timor-Leste Voltar atrás
Embaixador Murargy visita Timor-Leste
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Embaixador Murade Murargy, desloca-se à República Democrática de Timor-Leste, entre os dias 22 e 26 de Abril, com o objetivo de articular com as autoridades o exercício da presidência da Organização, a ser assegurada pelo período de dois anos, a partir da X Conferência de Chefes de Estado e de Governo, prevista para o próximo mês de Julho, em Díli.

Timor-Leste formalizou a intenção de assumir a presidência rotativa da CPLP na última Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Julho de 2012, em Maputo.

O Secretário Executivo vai, ainda, analisar a operacionalização da abertura da Representação da CPLP em Díli, em fase de acabamento de construção. Esta é a segunda deslocação a Timor-Leste realizada pelo embaixador Murargy, depois de ter efetuado uma visita oficial em Fevereiro de 2013 – a primeira visita oficial do embaixador Murade Murargy a um Estado-membro, depois de ter assumido funções na CPLP.

Timor-Leste aderiu formalmente à CPLP na Conferência de Chefes de Estado e de Governo realizada em Brasília, em Julho de 2002, imediatamente após a sua independência. A CPLP congrega oito Estados-membros, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e três países com o estatuto de Observador Associado, a Guiné-Equatorial, a Ilha Maurício e o Senegal.

Publicado a 21/4/2014
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.