Notícia

23/04/2014
I Reunião Extraordinária da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP Voltar atrás
I Reunião Extraordinária da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP
Nota informativa

A I Reunião Extraordinária da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP), realiza-se nos dias 28, 39 e 30 de Abril de 2014, na Sede da CPLP.

O Plano de Trabalho da RETS-CPLP 2014-2017 será discutido nesta Reunião Extraordinária.

A RETS-CPLP, como rede integrante da RETS, tem por objetivo fortalecer a área de formação de trabalhadores técnicos em saúde nos Estados Membros da Comunidade, por meio da troca de experiências e desenvolvimento de conhecimento, que permitam ampliar e melhorar as atividades de ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico, conduzindo à melhoria dos sistemas nacionais de saúde e a sua imprescindível adequação às necessidades de suas populações, e à integração regional.

Recorde-se que em maio de 2009, numa reunião realizada em Estoril - Portugal, foi aprovado o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PECS-CPLP 2009-2012) cuja meta é fortalecer os sistemas de saúde dos Estados Membros da Comunidade – Brasil, Timor Leste e Portugal mais os cinco países africanos de língua oficial portuguesa (Palop): Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, a fim de universalizar o acesso e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados as suas populações.

No PECS-CPLP, foram estabelecidos sete eixos estratégicos de ação, no âmbito dos quais foram previstos nove projetos prioritários. A criação da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS-CPLP), bem como de outras redes de instituições estruturantes, foi considerada um projeto prioritário no Eixo 1 – ‘Formação e desenvolvimento da força de trabalho em saúde’.

Em dezembro do mesmo ano, no Rio de Janeiro, Brasil, durante a 2ª Reunião Geral da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) foi realizada a 1ª Reunião da RETS-CPLP, na qual foi aprovado um primeiro Plano de Trabalho da Rede. Na reunião também ficou estabelecido que a coordenação da Rede ficaria sob responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).


Ver programa





Publicado a 23/4/2014
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.