Notícia

05/05/2014
5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP Voltar atrás
5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP
Nota Informativa

O Secretariado Executivo da CPLP assinala o dia 5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP com uma Sessão Solene presidida pelo Secretário Executivo, embaixador Murade Murargy, seguida de uma palestra subordinada ao tema "Língua Portuguesa, Cultura e Desenvolvimento na Agenda pós-2015", proferida pelo Professor Doutor Fernando Luís Machado e moderada pelo Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa e Magnífico Reitor da Universidade Lúrio de Nampula, Moçambique, Professor Doutor Jorge Ferrão, na Sede da CPLP.

No âmbito das comemorações, será lançada a Emissão Filatélica Comemorativa "Oito Séculos da Língua Portuguesa" na presença da presidente da Associação "Oito Séculos da Língua Portuguesa", Maria José Maya, e do presidente da Direcção da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP). 

Nesta cerimónia, vai ainda decorrer a inauguração da Exposição de Artistas-Plásticos solidários com a Campanha CPLP "Juntos contra a Fome".

Paralelamente, são organizados eventos por iniciativa das Missões dos Estados-membros junto da CPLP e em outros locais, como no Luxemburgo, em Paris e em Adis Abeba.

O dia 5 de Maio foi fixado como a data em que é anualmente comemorada a “Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP”, uma decisão saída do XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde. Nesta data, os minisros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores recomendaram aos Estados-membros, às instituições da CPLP, aos Observadores Associados e Consultivos e às diásporas dos países da CPLP, a comemoração do Dia da Língua Portuguesa, tendo em vista a sua afirmação crescente nos Estados membros e na Comunidade internacional.


Iniciativas no âmbito das Comemorações do Dia 5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP:

Missão de Angola junto da CPLP promove peça de teatro "A Geração da Utopia"

Missão do Brasil junto à CPLP apresenta espectáculo 'Chico em Pessoa'

DG nas celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP no Luxemburgo



Publicado a 5/5/2014
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.