Notícia

16/07/2014
18º Aniversário da CPLP Voltar atrás
18º Aniversário da CPLP
Nota Informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra o 18º Aniversário a 17 de julho de 2014.

Na Conferência Constitutiva, a 17 de julho de 1996, os Chefes de Estado de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe proclamaram a CPLP como “o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua, da concertação político-diplomática e da cooperação entre os seus membros”.

Uma delegação da Resistência Timorense tomou a palavra na Conferência Constitutiva da CPLP, sendo que os Chefes de Estado e de Governo comprometeram-se a promover acções concertadas para a “obtenção de uma solução justa, global e internacionalmente aceitável para a questão de Timor-Leste”. Em 2002, por ocasião da Independência, a República Democrática de Timor-Leste integra a CPLP.

A CPLP tem como objectivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico. Para a prossecução destes objectivos, a Organização tem promovido a coordenação sistemática das actividades das instituições públicas e entidades privadas empenhadas no incremento da cooperação entre os seus Estados-membros.

Dezoito anos depois da fundação da CPLP, a Conferência de Chefes de Estado e de Governo vai realizar-se pela primeira vez no continente asiático, tendo como anfitrião Timor-Leste. Para celebrar o 18º aniversário da CPLP, o ministério timorense do Turismo organiza uma Caravana Cultural que conta com a participação de associações nacionais e internacionais. A Caravana parte de Tasi Tolu às 15 horas com destino ao Estádio Municipal.

Neste dia 17 de julho de 2014, o Secretariado Executivo da CPLP vai iniciar a transmissão vídeo na Internet, contemplando-se a transmissão em direto das sessões de abertura, de encerramento e conferências de imprensa da cimeira de Díli, entre outros eventos. Acompanhe tudo em www.cplp.org.


Publicado a 16/7/2014
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.