Notícia

30/09/2014
Progressos alcançados no combate à fome nos países da CPLP Voltar atrás
Progressos alcançados no combate à fome nos países da CPLP
Memorando

O relatório das Nações Unidas que incide sobre o tema "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo", lançado em Setembro de 2014, revela progressos alcançados no combate à fome nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A nível mundial este relatório revelou uma queda do número de pessoas que passam fome no mundo de 842 milhões de pessoas (2011-2013) para 805 milhões (2012-2014), o equivalente a uma em cada nove pessoas sofrer de desnutrição no mundo.

No âmbito da CPLP, o Brasil é apontado como o caso de maior sucesso no combate à fome e à pobreza, conseguindo reduzir a percentagem de desnutridos para metade, recorrendo a programas como o programa Bolsa Família, o Programa Fome Zero, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa Abono de Família, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, entre outros. Para além de promover uma estratégia global para a promoção da segurança alimentar.

Outros casos citados neste relatório, é por exemplo o caso de São Tomé e Príncipe, que registou progressos significativos, reduzindo em 52% o número de desnutridos no país, atingindo o primeiro objectivo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). No caso de Angola a redução desta percentagem foi de 43%, atingindo a meta do ODM antes de 2015, mostrando progressos significativos na diminuição de pessoas desnutridas no país.

A Guiné-Bissau sofreu um aumento de 25% neste índice de desnutrição, enquanto Timor-Leste registou uma redução de 36% no número de pessoas desnutridas, sendo ainda o país da CPLP com a taxa mais elevada neste sector.

Em Cabo Verde menos de 100 000 pessoas sofrem de desnutrição, enquanto Moçambique registou uma queda de 49% no nível de pessoas desnutridas no país. Apesar dos números elevados de desnutrição em Moçambique, e tendo em conta os progressos realizados, este deverá alcançar o primeiro objectivo dos ODM no próximo ano.


Para mais informações:
Relatório "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo"
Campanha Juntos contra a Fome 
FAO Portugal

Publicado a 30/9/2014
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.