Notícia

14/10/2014
Alves Lopes nomeado Representante Especial da CPLP na Guiné-Bissau Voltar atrás
Alves Lopes nomeado Representante Especial da CPLP na Guiné-Bissau
Nota Informativa
 
O diplomata cabo-verdiano António Alves Lopes foi nomeado interinamente como Representante Especial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Guiné-Bissau, pela 176ª Reunião do Comité de Concertação Permanente.

O termo de posse e aceitação foi assinado a 14 de Outubro, na Sede da CPLP, pelo Secretário Executivo, embaixador Murade Murargy, e o nomeado.

Recordemo-nos que o XVIII Conselho de Ministros, realizado em Julho de 2013, em Maputo, decidiu designar um Representante Especial da CPLP na Guiné-Bissau para acompanhar, no terreno, a evolução da situação até à conclusão do processo eleitoral, um cargo desempenhado pelo brasileiro Carlos Moura. A X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP (CCEG), realizada em Julho de 2014, em Díli, saudou a designação de Carlos Moura, Representante Especial da CPLP na Guiné-Bissau, pelo seu apreço pela dedicação, zelo e determinação com que desempenhou esta missão.

Nesta X CCEG foi, igualmente, decidida a prorrogação do mandato do Representante Especial da CPLP e realçada a necessidade de acompanhamento do período pós eleitoral no país, e da promoção da articulação com outras organizações parceiras, nomeadamente, as Nações Unidas, a União Africana, a CEDEAO e a União Europeia. A X CCEG recomendou, assim, ao Secretariado Executivo e ao Representante Especial da CPLP em Bissau, o acompanhamento regular da situação interna na Guiné-Bissau e a manutenção de um quadro de concertação e interação com o Governo e os parceiros internacionais e regionais sobre a assistência internacional ao processo de normalização política e institucional do país.

O diplomata cabo-verdiano António Alves Lopes é assessor político-diplomático no Secretariado Executivo da CPLP há mais de quatro anos.

Publicado a 14/10/2014
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Apoios

 

Acompanhe

 
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.