Notícia

09/12/2014
1ª Reunião Técnica Internacional dos Pontos Focais da RIPES Voltar atrás
1ª Reunião Técnica Internacional dos Pontos Focais da RIPES
Nota Informativa

A 1ª Reunião Técnica Internacional dos Pontos Focais da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES) vai decorrer nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2014, na Sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para este encontro, estão em agenda diversas propostas e projectos, nomeadamente, a realização de um 1º Seminário Internacional RIPES e o lançamento de um programa de mobilidade de docentes entre universidades. Para além destas iniciativas, os pontos focais da universidades da RIPES vão, ainda, debater a implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação para alavancar a partilha e troca de conhecimentos entre a rede e o lançamento de um projecto editorial de uma “Revista Científica Indezada Digital da Ripes.

No dia 11 de dezembro, pelas 11h00, o coordenador da UNILAB, Edson Borges, a Gerente de Programas de Cooperação Multilateral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Alessandra Ambrósio, e o Diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, prestam declarações aos Órgãos de Comunicação Social interessados.

A ª1 Reunião Técnica Internacional dos Pontos Focais da RIPES conta com a participação de 28 convidados, entre eles, 16 pontos focais de universidades integrantes da rede.

Recordemo-nos que, em Julho de 2012, a XXV Reunião de Pontos Focais de Cooperação da CPLP aprovou o projecto da RIPES, executado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A RIPES tem como objetivo geral constituir, na perspectiva da Cooperação Sul-Sul, uma Rede de Instituições Públicas de Educação Superior nos países da CPLP capaz de promover o intercâmbio de conhecimento, a mobilidade académica com qualidade e a formação de cidadãos que contribuam para o desenvolvimento dos países da Comunidade. A inauguração do Escritório do RIPES no edifício da Sede da CPLP decorreu a 1 de Novembro de 2013.

Publicado a 9/12/2014
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.