Notícia

26/02/2015
Conferência Energia para o Desenvolvimento da CPLP acontece em Junho Voltar atrás
Conferência Energia para o Desenvolvimento da CPLP acontece em Junho
Nota Informativa


A I Conferência Energia para o Desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer entre os dias 23 e 25 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.


Os detalhes desta grande conferência foram conhecidos na sessão de apresentação, decorrida no dia 25 de fevereiro, a qual contou com as intervenções do Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Murargy, do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia de Portugal, Jorge Moreira da Silva, do Presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e do Diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão.

Contando com a participação dos governantes com esta tutela nos Estados membros da CPLP, de académicos, especialistas e empresários do sector da Energia, esta I Conferência pretende consolidar a articulação de uma visão de conjunto nesta área de atuação.

A atividade do setor da Energia é uma dimensão da identidade dos Países da CPLP, sejam estes possuidores de grandes recursos fósseis e/ou renováveis, em potência e/ou em exploração. Em 2009, entre 2,4% e 2,8% da produção mundial de energia primária (fóssil e renovável, respectivamente) veio da CPLP. Atendendo às reservas comprovadas no espaço CPLP, estima-se que estas correspondam, em 2015, em conjunto, ao sétimo maior produtor do mundo de hidrocarbonetos e, em 2025, ao quarto.

Um fator atual desta dimensão é, assim, o dinamismo económico e social gerado pelo salto tecnológico para “novos” combustíveis, por novas e grandes descobertas de energias fósseis e pela existência de um grupo assinalável de empresas que já atua dentro de uma «CPLP da Energia», com atividades em mais do que um País.

De acordo com o embaixador Murade Murargy, Secretário Executivo da CPLP, “esta realidade é muito importante e urge encontrar modelos de cooperação para potenciar a colaboração entre os Estados membros, garantindo o desenvolvimento tecnológico sustentável desta indústria e beneficiando as respetivas economias e os seus Povos”.

Reconhecendo a importância geopolítica, geoestratégica e geoeconómica do tema da Energia, recordemo-nos que a XII Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em Maputo, em Fevereiro de 2014, aprovou a configuração da Reunião de Ministros da Energia da CPLP, enquanto reunião Ministerial Setorial da Comunidade. Assim, a anteceder a I Conferência sobre Energia para o Desenvolvimento da CPLP, prevê-se a realização da I Reunião de Ministros da Energia da CPLP, a 23 de junho, em Cascais.

A I Conferência sobre Energia para o Desenvolvimento da CPLP conta com o apoio Institucional do Governo Português, através do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, da Presidência da República e da Câmara Municipal de Cascais.

Iniciativas programadas na dimensão energética da CPLP:

— Até Maio de 2015, o desenvolvimento e publicação de um livro sobre a energia na CPLP, resultado de um conjunto alargado de contribuições dos principais protagonistas do sector, vai proceder à caracterização da primeira visão de conjunto sobre a realidade atual do mundo da energia nos Países da CPLP;

— Até Junho de 2015, o lançamento de um portal eletrónico sobre a dimensão energética da CPLP;

— A 22 de Junho de 2015, realização da reunião de Pontos Focais da Energia da CPLP, que preparará o encontro ministerial do sector;

— A 23 de Junho de 2015, realização da “I Reunião de Ministros da Energia da CPLP”, no Hotel Viva Marinha, em Cascais, que definirá o quadro de concertação político-diplomática e de cooperação entre os Estados membros da CPLP nesta área;

— Entre 23 a 25 de Junho de 2015, concretização da “I Conferência sobre Energia para o Desenvolvimento da CPLP”, no centro de Congressos do Estoril, a qual se constitui como um palco para a reflexão e para o conhecimento da dimensão política e económica dos recursos energéticos da CPLP e sobre a sua importância no quadro internacional. Num período em que as mudanças tecnológicas e as decisões empresariais estão a mudar, a relação de forças entre os Países e o desenho geopolítico da energia estão em acelerada transformação;

Ainda no âmbito da Conferência “Energia para o Desenvolvimento da CPLP”, realiza-se uma mostra de empresas e de projetos inovadores, uma Bolsa de Contactos e Negócios e uma exposição fotográfica dedicada à “Energia”.

Fotografias da Sessão de Apresentação da I Conferência Energia para o Desenvolvimento da CPLP




Publicado a 26/2/2015
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.