Notícia

29/06/2015
IEFP e CIF-OIT assinam acordo para reforçar formação na CPLP Voltar atrás
IEFP e CIF-OIT assinam acordo para reforçar formação na CPLP
Memorando

O Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal (IEFP) e o Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF-OIT) assinaram um acordo de cooperação no dia 29 de junho, na Sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O IEFP e o CIF-OIT concordam em reforçar a parceria existente entre estas duas entidades, alargando o âmbito da intervenção a todos os Estados-membros da CPLP.

Como objectivos, mobilizando uma contribuição fixa do IEFP de 250 mil euros, este acordo de cooperação pretende apoiar o desenvolvimento da capacidade institucional dos membros da OIT na prossecução dos objectivos de trabalho digno e de desenvolvimento sustentável. Com base numa contribuição voluntária do IEFP de 300 mil euros, o acordo estabelece o objectivo de apoiar a implementação de programas de formação e aprendizagem nos domínios da promoção do emprego, do desenvolvimento de competências e formação profissional, incluindo a formação em empreendedorismo e a formação de formadores, em alinhamento com as necessidades de formação dos Estados-membros da CPLP.

O contrato entre o IEFP e o CIF-OIT produz efeito a partir da data de assinatura e vigorará por um período de dois anos.

No âmbito da CPLP, a assinatura deste Protocolo consubstanciará igualmente a reafirmação da importância do investimento no ensino técnico profissionalizante, essencial para assegurar a inclusão dos alunos no sistema educativo e consequentemente a sua empregabilidade, integrar uma vertente adequada de aprendizagem em contexto de trabalho, reforçar o alinhamento da formação com as necessidades do mercado de trabalho, promover a criação de emprego e desenvolver a orientação profissional e escolar junto das populações dos Estados-membros da CPLP, conforme estipulado na última Reunião de Ministros da Educação da CPLP, que teve lugar a 17 de abril, em Díli.

Recordemo-nos que o embaixador Murade Murargy, Secretário-Executivo da CPLP, e Guy Ryder, Director-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), reiteraram os principais resultados e desafios de uma longa parceria de cooperação entre a CPLP e a OIT, em torno de objectivos comuns, em novembro de 2014, dez anos depois da assinatura do acordo geral de cooperação entre as duas instituições.

Irmanadas em objectivos comuns, de promoção da justiça social e do trabalho, a CPLP e a OIT fixaram o desejo conjunto de contribuir para um crescimento económico sustentável e para o desenvolvimento de todos os seres humanos, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana. Tendo já completado dez anos, o acordo de ordem geral entre a CPLP e a OIT assume-se como um instrumento para promover a Língua Portuguesa no seio da OIT, para além de enquadrar os Protocolos entre as duas Organizações com vista ao desenvolvimento de programas conjuntos em áreas de interesse comum.

Lançamento do Programa de Formação em Língua Portuguesa (2015) no CIF-OIT para a CPLP apoiado pelo IEFP Portugal - 14:30H, 29 de Junho de 2015 - Sede da CPLP, Lisboa


Publicado a 29/6/2015
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.