Notícia

17/07/2015
XX Conselho de Ministros da CPLP realiza-se em Timor-Leste Voltar atrás
XX Conselho de Ministros da CPLP realiza-se em Timor-Leste
Nota Informativa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Democrática de Timor-Leste, enquanto Presidência em Exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vai albergar a XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, no próximo dia 24 de julho de 2015, nas instalações deste Ministério. A Reunião será presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Hernâni Coelho, após abertura oficial pelo Primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo.

O XX Conselho de Ministros da CPLP é precedido de outros encontros, nomeadamente, a XXXI Reunião dos Pontos Focais de Cooperação, a realizar-se nos dias 20 e 21 de julho, seguindo-se no dia 22 o Grupo Técnico de Preparação do Comité de Concertação Permanente e, no dia 23, a 184ª Reunião Ordinária do Comité de Concertação Permanente. 

De acordo com o previsto na agenda, no dia 23 de Julho de 2015, proceder-se-á à inauguração da Representação da CPLP em Díli e ao lançamento mundial do Programa CPLP Audiovisual. 

Além do balanço das várias atividades desenvolvidas durante o primeiro ano da Presidência Rotativa da CPLP por Timor-Leste, também serão apresentados os relatórios do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e da Confederação Empresarial da CPLP, sendo que os Estados-membros vão, ainda, debater a Nova Visão Estratégica, a globalização, a questão da mobilidade dos cidadãos na Comunidade e a nova visão de Cooperação no pós-2015.

Durante a XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP também será apresentado o Relatório do Presidente do Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz das Nações Unidas, pelo antigo Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta.

Na XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, participam os ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, o Secretário Executivo da CPLP, a Diretora Executiva do IILP, a Confederação Empresarial, os Observadores Associados e, ainda, outros convidados.
 
Publicado a 17/7/2015
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.