Notícia

05/08/2015
Secretário Executivo na inauguração de Djibló Voltar atrás
Secretário Executivo na inauguração de Djibló
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Murade Murargy, esteve presente nas cerimónias nacionais do dia 3 de Agosto na República da Guiné Equatorial, decorridas na nova cidade administrativa de Djibló, na província de Oyala.

Nesta deslocação à nova capital de uma das oito províncias deste país, a convite do Presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo, o embaixador Murade Murargy visitou a cidade e participou nas solenidades das cerimónias onde se destacou o desfile Militar e Popular.

Neste evento estiveram presentes o Chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, e embaixadores de Angola e Portugal. O desfile foi ainda assistido pelos mais altos dignitários do Benin, Yayi Boni, do Congo Brazzaville, Denis Sassou-Nguesso, de Guiné Conacri, Alpha Conde, do Togo, Faure Gnassingbé, e a Presidente Interina da República Centro-Africana, Catherine Samba-Panza, para além de diversas delegações de outros Estados a outro nível de representação.

O desfile foi animado por una banda musical do Congo Brazzaville e contou com a participação das Forças Armadas e das Forças de Segurança, seguindo-se o partido no poder e doze dos treze partidos de oposição existentes. Os convidados e a população presente puderam, ainda, assistir ao desfile das estruturas político-administrativas das províncias, dos distritos, municipais e dos Conselhos dos Povos correspondentes. A estas estruturas, seguiram-se as maiores empresas do país – encabeçadas pelas que colaboram na construção da cidade de Djibló, sendo estas empresas nacionais deste Estado-membro da CPLP e estrangeiras.

O Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, foi ainda recebido pelo Presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo. A nova cidade de Djibló, na região de Oyala, integra o plano de desenvolvimento nacional da Guiné Equatorial projectado até 2020.

A Guiné Equatorial é um Estado-membro de pleno direito da CPLP desde a X Conferência de Chefes de Estado e de Governo, decorrida em julho de 2014, em Díli, Timor-Leste.



Vídeo:


Publicado a 5/8/2015
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.