Notícia

23/11/2015
Concluídos dois primeiros dias de reuniões paralelas do CONSAN Extraordinário Voltar atrás
Concluídos dois primeiros dias de reuniões paralelas do CONSAN Extraordinário
Nota Informativa

Os dois primeiros dias de trabalhos precedentes da I Reunião Extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CONSAN-CPLP) terminaram em Dili, Timor-Leste.

O Fórum de Soberania Alimentar das Organizações da Sociedade Civil decorreu a 22 de novembro de 2015. Nesta ocasião, decorreram painéis dedicados: ao intercâmbio de experiências entre as organizações da sociedade civil nas questões de participação social e de governança da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); ao CONSEA (Brasil) e os principais resultados da V Conferência de SAN; ao papel da sociedade civil na reformulação da Estratégia cabo-verdiana de SAN; aos primeiros passos do Conselho são-tomense de SAN; à articulação em rede da sociedade civil em Timor-Leste (apresentação do diagnóstico organizacional e plano estratégico). Decorreu, ainda, o lançamento da publicação do Observatório de Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas 2015.

Em plenário, este fórum da sociedade civil debateu modelos de articulação e reforço de capacidades. Foi, também, discutida a estratégia conjunta da sociedade civil da CPLP. No final do encontro o Mecanismo de Facilitação da Participação da Sociedade Civil no CONSAN-CPLP emitiu um Comunicado (ler).

Neste mesmo dia 22 de novembro, decorreu a Reunião do Sector Privado Agroalimentar da CPLP. A sessão de abertura contou com intervenções do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, do ministro timorense de Estado e Coordenador dos Assuntos Económicos e ministro da Agricultura e Pescas, Estanislau da Silva, do representante da FAO junto da CPLP, Hélder Muteia, e dos presidente de honra e presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Jorge Serrano e Salimo Abdula, respetivamente.

Após uma apresentação da Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP) e do CONSAN-CPLP em matéria de princípios para o Sector Privado, os participantes no encontro discuriram o panorama da dimensão agroalimentar na CPLP, decidindo-se por articular o Mecanismo de Representação do Setor Privado, para o qual foi decidida a constituição do comité de coordenação e eleitos representantes para o CONSAN-CPLP.

Ainda a 22 de novembro, houve espaço para a realização de uma Feira, Noite Cultural e promoção da Campanha Juntos Contra a Fome. Num evento de cariz cultural, subiram ao palco bandas musicais, decorreu uma passagem de modelos de vestuário tradicional e esteve patente uma mostra de produtos nacionais de Timor-Leste. Foi, também, lugar para uma representação teatral sobre Segurança Alimentar e Fome Zero, para além de uma apresentação dos Padrinhos da Campanha Juntos Contra a Fome pelo Presidente CONSAN-CPLP/KONSSANTIL.

A Reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura Familiar aconteceu a 23 de novembro, tendo os participantes analisado os resultados da consulta pública - Diretrizes para Apoio à Agricultura Familiar e os seus encaminhamentos e elaborado propostas para o CONSAN-CPLP.

No dia 23 de novembro, decorreu ainda a reunião do Secretariado Técnico Permanente do CONSAN-CPLP para ultimar os preparativos da reunião extraordinária agendada para dia 25 de novembro.

No dia 24 de novembro realiza-se um seminário internacional subordinado ao tema “Desafios Globais, Respostas Regionais e Nacionais à Insegurança Alimentar e Nutricional”.

Mais informações:


I Reunião Extraordinária do CONSAN-CPLP

Fotografias 22 de novembro



Publicado a 23/11/2015
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.