Notícia

24/11/2015
“Desafios Globais, Respostas Regionais e Nacionais à Insegurança Alimentar e Nutricional” em debate em Díli Voltar atrás
“Desafios Globais, Respostas Regionais e Nacionais à Insegurança Alimentar e Nutricional” em debate em Díli
Nota Informativa

O seminário internacional subordinado ao tema “Desafios Globais, Respostas Regionais e Nacionais à Insegurança Alimentar e Nutricional” decorreu no dia 24 de novembro, em Díli, Timor-Leste.

Este evento ocupou o terceiro dias de trabalhos paralelos que precedem a I Reunião Extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CONSAN-CPLP), agendada para dia 25 de novembro.

Após palavras de boas-vindas pelo Diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão, a sessão de abertura contou com as alocuções do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, e do ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Económicos e ministro da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, Estanislau Aleixo da Silva, igualmente, presidente do CONSAN-CPLP.

No primeiro painel, dedicado aos “Desafios Globais do Sistema Alimentar e respostas regionais na CPLP”, a introdução e moderação foi de Francisco Sarmento, da FAO, contando com apresentações sobre a “Evolução do Sistema Agroalimentar Mundial”, por John Wilkinson, do Brasil, sobre as “Politicas e conceitos para Segurança Alimentar e Nutricional”, por Renato Maluf, do Brasil, e sobre “A ESAN CPLP e as diretrizes de apoio aos agricultores familiares”, por João Mosca, de Moçambique. O debate teve moderação de Manuel Clarote Lapão, diretor de cooperação do Secretariado Executivo da CPLP.

“Desafios globais, respostas regionais na Ásia e em Timor-Leste” foi o tema do segundo painel, o qual teve introdução e moderação de Edmundo Viegas, de Timor-Leste, sendo debatidos vários tópicos. O primeiro foi “Desafio Fome Zero, Iniciativa Regional na Ásia” e contou com a intervenção de Samm Musoke, da FAO, o segundo tópico foi dedicado a “Timor-Leste Food Security and Nutrition Trends and Recommendations for Multisectoral Actions” e foi apresentado por Rui Gomes, de Timor-Leste. O terceiro tópico, “Progresso da Implementação do Plano Nacional de Ação Erradicação da Fome e Malnutrição em Timor-Leste” foi apresentado por Gil Rangel, num painel que teve um debate com moderação de Aurélio Guterres, de Timor-Leste.

A Sessão de Encerramento do seminário internacional foi proferida pelo Vice-Presidente do KONSANTIL e ministro timorense de Estado, dos Assuntos Sociais e Educação, António da Conceição.

Fotografias


Publicado a 24/11/2015
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.