Notícia

02/12/2015
Secretário Executivo termina visita a Timor-Leste Voltar atrás
Secretário Executivo termina visita a Timor-Leste
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Murade Murargy, esteve na República Democrática de Timor-Leste, entre 20 de novembro e 1 de dezembro, para participar na I Reunião Extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CONSAN-CPLP) e nas celebrações do 40º Aniversário da Proclamação da Independência e dos 500 anos de interação entre Timor-Leste e Portugal.

A comemoração destes momentos a 28 de novembro “recorda a sua importância para a afirmação da identidade timorense”, observou o embaixador Murade Murargy à partida para o grande evento em Oe-Cusse Ambeno. Em Tasi-Tolu, Díli, nste mesmo dia, decorreram similarmente paradas, desfiles e eventos culturais, entre outras iniciativas.

No âmbito dos trabalhos do CONSAN-CPLP, em Díli, o Secretário Executivo da CPLP realizou intervenções na Reunião do Sector Privado Agroalimentar da CPLP, a 22 de novembro, no seminário internacional subordinado ao tema “Desafios Globais, Respostas Regionais e Nacionais à Insegurança Alimentar e Nutricional”, a 24 de novembro, e participou na reunião extraordinária desta plataforma ministerial e multi-atores, no dia 25 de novembro.

A visita a Díli foi, ainda, ocasião para o embaixador Murargy reunir com o ministro timorense dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Hernâni Coelho, a 26 de novembro, e para estar presente na abertura da delegação da Agência para Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Timor-Leste.

No dia 1 de dezembro, antes de regressar à Sede da CPLP, em Lisboa, o Secretário Executivo visitou as instalações da Representação da CPLP em Timor-Leste com o segundo Vice-Primeiro ministro da República da Guiné Equatorial, Francisco Pascual Obama Asue.




Publicado a 2/12/2015
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.