Notícia

07/03/2016
CPLP reforça aposta estratégica na Saúde Voltar atrás
CPLP reforça aposta estratégica na Saúde
Nota Informativa

A Reunião Técnica do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PECS/CPLP) do período 2009-2016 decorreu de 29 de fevereiro a 4 de março de 2016, na Sede da CPLP.

Em vésperas da IV Reunião de Ministros da Saúde, prevista para acontecer entre 11 e 13 de maio de 2016, em Díli, Timor-Leste, a aposta na Saúde consubstanciou-se numa série de encontros técnicos:

29 de fevereiro - Reunião conjunta das Redes - 3ª Reunião Ordinária da RINSP/CPLP
1 de março - Reunião conjunta das Redes - 4ª Reunião da RETS/CPLP + RESP
2 de março - Conclusões da Reunião conjunta das Redes
3 de março - 2ª Reunião Técnica de Avaliação do PECS/CPLP
4 de março - 3ª Reunião Extraordinária do Grupo Técnico em Saúde da CPLP

Recordemo-nos que o PECS/CPLP foi aprovado na IIª Reunião dos Ministros da Saúde da CPLP, em maio de 2009, no Estoril. Este Plano está assente em sete eixos estratégicos e inclui um total de 21 projetos de desenvolvimento no sector da Saúde, cinco dos quais, considerados prioritários, com grande ênfase no reforço de capacidades e no desenvolvimento institucional dos Sistemas de Saúde.

A aposta nas redes estruturantes tem sido nota dominante da estratégia. A Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS CPLP), constituída a 11 de Dezembro de 2009, no Rio de Janeiro, é um dos projetos prioritários, inserindo-se no eixo Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde, devido ao carácter estruturante desempenhado pelas escolas formadoras de trabalhadores técnicos para o sistema de saúde.

A Rede de Institutos de Saúde Pública (RINSP/CPLP), constituída em Março de 2011, em Bissau, é também um dos projetos prioritários no quadro do PECS/CPLP 2009-2016, na lógica de estruturação das redes de Institutos Estruturantes para promover o fortalecimento das respostas e soluções estratégicas dos Sistemas de Saúde Pública dos Estados-membros.



Fotografias



Vídeo

 


Mais informações:


Programa Reunião Técnica PECS/CPLP 2009-2016

Saúde na CPLP

Publicado a 7/3/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.