Notícia

04/05/2016
Cerimónia “CPLP 20 Anos – A Diversidade Que Nos Une” comemora 5 de maio Voltar atrás
Cerimónia “CPLP 20 Anos – A Diversidade Que Nos Une” comemora 5 de maio
Nota informativa
O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemora o dia 5 de maio, “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP”, com uma cerimónia solene sob o tema “CPLP 20 anos – A Diversidade Cultural Que Nos Une”, a realizar-se na Sede, Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.

A sessão de abertura vai ser presidida pelo Secretário Executivo, embaixador Murade Murargy, seguida de uma mesa-redonda com o tema “Nossa Língua, Que Futuro?”, debatido pelo escritor João Melo, o professor António Horta Branco, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o professor Nataniel Ngomane, do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, com moderação da professora e Diretora Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Marisa Mendonça.

Posteriormente, os “Discursos na Primeira Pessoa: Diversidade Cultural, Nosso Património Comum” será outro tema em cima da mesa, com a intervenção do Doutor Mário Lúcio, ex-Ministro da Cultura de Cabo Verde, o professor Tcherno Djaló, ex-Ministro da Educação e Cultura da Guiné-Bissau, e a dra. Fernanda Pontífice, ex-Ministra da Educação e Cultura de São Tomé e Príncipe.

A programação do Dia da Língua e Da Cultura não podia deixar de ter em agenda dois momentos culturais, com a atuação do grupo Galissa e acompanhantes (cora, balafon e percussão), e Fado dos Bairros Populares de Lisboa, pelos fadistas Ana Marta (do bairro Alfama) e Jaime Dias (do bairro da Mouraria).

No decorrer das comemorações, vai, também, ser inaugurada uma exposição denominada “Na Tua Face/Nabulus”, uma visão sobre a figura da mulher cabo-verdiana pelo olhar do poeta e fotógrafo cabo-verdiano “XAN”, nome artístico de Alexandre da Conceição. Nascido em 1950, na ilha de Santiago, Cabo Verde, o poeta, fotógrafo e correspondente em Lisboa do jornal cabo-verdiano “A Semana”, XAN, foi professor de Educação Física, em Portugal.

As comemorações do “Dia 5 de Maio” contemplam, ainda, a entrega do “Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, pelo Secretário Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Vitor Ramalho. Com concurso abeto até ao final do passado mês de março de 2016, esta iniciativa pretende promover e divulgar a literatura em português e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa por novos escritores.

A sessão de encerramento da cerimónia comemorativa do dia 5 de maio, “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP” será realizada pelo Representante Permanente de Timor-Leste junto da CPLP e Coordenador pro-tempore do Comité de Concertação Permanente da CPLP, embaixador Antonito Araújo.

O dia 5 de maio foi fixado pelo XVI Conselho de Ministros da CPLP, realizado em junho de 2009, em Cabo Verde, como a data em que anualmente se comemora a “Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP”.

Vídeo



Publicado a 4/5/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.