Notícia

04/05/2016
Comemorações do dia 5 maio – Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP Voltar atrás
Comemorações do dia 5 maio – Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP
Nota informativa
O Dia da Língua Portuguesa e Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser celebrado com um conjunto de eventos, organizados pelos grupos de embaixadores dos Estados membros da CPLP em diversas capitais do mundo, pela Sociedade Civil e pelos governos.

Na sede da CPLP, Palácio Conde de Penafiel, o Secretariado Executivo está a organizar um conjunto de momentos que enaltecem esta data com o tema “CPLP 20 anos – A Diversidade Cultural Que Nos Une”, nomeadamente, duas mesas redondas, subordinados às temáticas: “Nossa Língua, Que Futuro?” e “Discursos na Primeira Pessoa: Diversidade Cultural, Nosso Património Comum”.

Uma celebração feita, inclusive, através das artes com a inauguração da exposição “Na Tua Face/Nabulus”, que estará patente até o dia 18 de maio, e por dois momentos musicais, com Galissa e acompanhantes e o “Fado dos Bairros Populares de Lisboa”, na voz de Ana Marta, do bairro de Alfama, e Jaime Dias, do bairro da Mouraria.

No alinhamento do evento a decorrer na sede da CPLP, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) vai anunciar o vencedor do prémio literário “Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, uma iniciativa conjunta da UCCLA, Movimento 2014 (criado para homenagear os 800 anos da Língua Portuguesa) e a Editora A Bela e o Monstro, o qual tem por objetivo promover e divulgar a literatura em língua portuguesa e estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa por novos escritores.

A Missão do Brasil junto da CPLP, sob o mote das comemorações do dia 5 de maio e o Centenário do Samba, organizou um concerto com o grupo “Trio Caboclagem”, no Palácio Foz, em Lisboa. Em Berlim, Alemanha, o Secretário Executivo da CPLP, o embaixador Murade Murargy, estará presente para uma Conferência sobre a importância da Língua Portuguesa, no dia 11 de maio.

No Brasil, uma “Ciranda da Língua Portuguesa – sarau de poesia luso-afro-brasileira” marcou a efeméride, organizada pelo Departamento de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e pela Cátedra Agostinho da Silva, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e das Embaixadas do Grupo CPLP, em Brasília. Na mesa de abertura participaram Ana Cláudia da Silva, da Cátedra Agostinho da Silva, Enrique Unterbaäumen, Diretor do Instituto de Letras da UnB, e o embaixador Gregório de Sousa, de Timor-Leste. Seguido por uma declamação de poemas, de autores dos nove estados-membros da CPLP, pelas vozes do “Grupo VivoVerso”, a interpretação ao violão de duas canções moçambicanas, pelo conselheiro da Embaixada de Moçambique no Brasil, Romualdo Johnam, e ainda a leitura de poemas, pelo público do recital.

Na Grécia, Atenas celebra-se a data com uma iniciativa política e cultural e, em Genebra, vai existir um ciclo de cinema da CPLP, entre 9 e 12 de maio, no Palácio das Nações. Em Argel, Addis Abeba e Praga, entre outras cidades capitais do mundo, o Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP vai igualmente ser assinalado com eventos comemorativos.

Na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL) foi organizado, no dia 5 de maio, uma Feira do Livro com o tema “Não há uma Língua Portuguesa, Há Línguas em Português”, no qual discursou o reitor da UNTL, o Professor Doutor Francisco Miguel Martins, promovendo a Língua Portuguesa em Timor-Leste. A cerimónia de abertura contou também com a presença do Embaixador de Portugal em Timor-Leste, Manuel de Jesus.

Em Maputo, Moçambique, o Ministério da Cultura realiza uma cerimónia de abertura das comemorações do 20º aniversário da CPLP, no Campus Universitário da Universidade Pedagógica (Lhanguene), com uma série de atividades. Designadamente, uma conferência pela Professora Doutora Hildizina Dias, “A Moçambicanização da Língua Portuguesa”, a abertura da Feira do Livro, uma intervenção, pela Professora Doutora Luísa Pereira, da Universidade de Aveiro, “A Escrita em Português: investigação e práticas”, a realização de uma feira gastronómica, a projeção do filme “O último voo do flamingo” para estudantes do Curso de português, seguido de debate, e ainda o lançamento da revista “NFundo” e “Mãos & Letras”, pela Oficina Pedagógica da FCLCA.

O seminário “Português Língua Global”, no dia 17 de maio, na Universidade Chouaib Doukkali, El Jadida, Marrocos, foi desenvolvido pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP. Um evento com o propósito de analisar a realidade atual da Língua Portuguesa, a importância deste património, as potencialidades que as novas tecnologias de informação e a globalização encerram para a promoção, difusão e projeção do idioma e, igualmente, evocar o contributo da civilização islâmica na formação e expansão da língua. No programa do seminário fixaram-se duas sessões, subordinadas aos temas: “Língua Portuguesa – universal e pluricêntrica” e “A Língua Portuguesa no século XXI: desafios e oportunidades”.

O dia 5 de maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, na cidade da Praia, Cabo Verde.

(Nota Informativa em atualização)
Publicado a 4/5/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.