Notícia

19/05/2016
Agências do Comércio e Investimento vão debater criação de fórum comum Voltar atrás
Agências do Comércio e Investimento vão debater criação de fórum comum
Nota informativa
As Agências de Promoção do Comércio e do Investimento dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir-se a 23 e 24 de maio de 2016, na Sede da Organização. No encontro, vão participar delegações da Agência para a Promoção do Investimento e das Exportações de Angola, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, da Agência de Turismo e Investimento de Cabo Verde, do Instituto para a Promoção das Exportações de Moçambique, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, da Agência para a Promoção do Comércio e Investimento de São Tomé e Príncipe e da TradInvest Timor-Leste.

De acordo com o emanado pela II Reunião de Ministros do Comércio da CPLP, realizada em fevereiro de 2016, em Díli, Timor-Leste, o presente encontro entre as agências congéneres de promoção de comércio e investimento deve debater a criação de um fórum para congregar estas instituições.

O encontro irá promover uma reflexão sobre a Cooperação Multilateral no domínio do Comércio e do Investimento na CPLP, bem como a partilha de experiências de cooperação bilateral, iniciativas de formação e outras parcerias já existentes entre estas entidades. Após a identificação de prioridades e objetivos comuns, as agências congéneres de Promoção do Comércio e Investimento têm em agenda a definição de um plano de trabalho e a elaboração de um projeto de estatutos do “Fórum das Agências de Promoção do Comércio e do Investimento da CPLP”.

A decisão de reunir as agências de promoção de comércio e investimento do espaço da CPLP, tomada pela última reunião ministerial do Comércio, é uma das iniciativas elencadas para potencialmente concretizar a adaptação aos novos desafios impostos pela globalização e às novas oportunidades decorrentes dos processos regionais de integração económica dos Estados-Membros da Organização.

Recordemo-nos que, em 25 de fevereiro de 2016, no âmbito da orientação emanada da II Reunião de Ministros do Comércio da CPLP, realizada no dia anterior, em Díli, o Secretário Executivo, embaixador Murade Murargy, promoveu um encontro informal entre algumas destas agências para abordar o estreitamento da colaboração multilateral, aproveitando a presença na capital timorense de autoridades responsáveis pela promoção do comércio e investimento.
Publicado a 19/5/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.