Notícia

24/06/2016
Secretário Executivo da CPLP realizou visita oficial a Moçambique Voltar atrás
Secretário Executivo da CPLP realizou visita oficial a Moçambique
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Murade Murargy, realizou uma visita oficial à República de Moçambique, entre 21 e 26 de junho de 2016.

Durante a estadia neste Estado membro da CPLP, na cidade de Maputo, o embaixador Murade Murargy foi recebido em audiência pelas autoridades moçambicanas, nomeadamente, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário. O Secretário Executivo da CPLP debateu com o primeiro-ministro moçambicano a realização da próxima cimeira da organização, agendada para novembro deste ano no Brasil, e alguns aspetos da Nova Visão Estratégica da CPLP a ser submetida a aprovação nessa reunião de cúpula. A futura estratégia para os próximos dez anos foi, igualmente, abordada em todos os encontros concretizados pelo Secretário Executivo da CPLP durante a visita oficial.

O embaixador Murade Murargy foi, também, recebido em audiência pela Presidente da Assembleia da Republica de Moçambique, Verónica Macamo Dlhovo, uma ocasião para reforçar a importância da Assembleia Parlamentar da CPLP enquanto órgão que reúne representações de todos os Parlamentos da Comunidade, constituídas na base dos resultados eleitorais das eleições legislativas dos respetivos países.

No encontro com o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, o embaixador Murade Murargy transmitiu ao chefe da diplomacia moçambicana a satisfação que teve com a oportunidade de ser nomeado por Moçambique para dirigir o Secretariado Executivo da CPLP. Após ser abordada a atual situação neste país, foram ainda discutidos diversos assuntos, entre os quais o dinamismo da CPLP em diversos setores e as celebrações do 20º Aniversário da Organização, o qual é assinalado em 2016.

Nas reuniões com o ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, e com o ministro Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu, foi enaltecida a existência e operacionalização de Planos Estratégicos para estas dimensões, enquanto instrumentos de cooperação multilateral em alinhamento com os planos nacionais - para a aposta, partilha e cooperação em matéria de conhecimento científico e na capacitação do elemento humano.

No encontro com o ministro do Mar e Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane, o debate centrou-se na importância estratégica dos Oceanos na CPLP, onde deve ser reforçada a troca de experiências e a cooperação. Na reunião com a ministra da Saúde, Nazira Abdula, foi reforçada a ideia de que esta é uma área fundamental para o desenvolvimento humano e a importância da cooperação multilateral encetada com o plano estratégico da CPLP nesta dimensão.

Com o ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Atanásio Mtumuke, o Secretário Executivo da CPLP referiu a importância desta tutela para o garante da estabilidade e soberania, condições essenciais ao desenvolvimento socioeconómico, bem como as conclusões da última reunião ministerial realizada em Díli, no passado mês de maio de 2016.

O embaixador Murade Murargy reuniu, ainda, com o ministro moçambicano do Interior, Jaime Monteiro, uma ocasião para sublinhar a relevância da segurança e para realçar a necessidade de continuar os trabalhos para a aplicação dos Acordos de Brasília, de 2002, sobre a facilitação de vistos para determinadas categorias profissionais entre os Estados membros da CPLP.

O Secretário Executivo da CPLP realizou, também durante esta deslocação a Moçambique, uma visita de cortesia ao Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, e participou nas comemorações do Dia da Independência Nacional, a 25 de junho.

A visita oficial a Moçambique surge a convite do ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói.

O embaixador Murade Murargy é o Secretário Executivo da CPLP desde a IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Julho de 2012, em Maputo, altura em que foi eleito após proposta da República de Moçambique. Na X Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Julho de 2014, em Díli, o embaixador Murade Murargy foi eleito para o cargo de Secretário Executivo por mais um mandato de dois anos.


Programa da Visita Oficial à República de Moçambique


Terça-feira, 21/06/2016

Encontro com Ministro do Mar e Águas Interiores e Pescas

Encontro com Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano


Quarta-Feira, 22/06/2016

Encontro com Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional

Encontro com Ministra da Saúde

Encontro com Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação

Visita de Cortesia a Presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo


Quinta-Feira, 23/06/2016

Encontro com Ministro do Interior

Audiência com Presidente da Assembleia da República

Encontro com Ministro da Defesa

Encontro com Primeiro-ministro


Sexta-Feira, 24/06/2016

Audiência com S. Exª o Presidente da República


Sábado, 25/06/2016

Comemorações do Dia da Independência


Domingo, 26/06/2016

Encontro com Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar


Fotografias



Vídeo


Publicado a 24/6/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.