Notícia

22/09/2016
Programa CPLP Audiovisual com grande sucesso Voltar atrás
Programa CPLP Audiovisual com grande sucesso
Nota informativa

A III Reunião da Coordenação Executiva do Programa CPLP Audiovisual decorreu no dia 21 de setembro de 2016, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a participação da Diretora-Geral da CPLP, Georgina Benrós de Mello, o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, Alfredo Bertini, e a Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal, Filomena Serras Pereira.

 

O balanço de sucesso da iniciativa foi consensual entre a Coordenação Executivo do Programa CPLP Audiovisual, permitindo antever, atualmente, a concretização da segunda edição.

 

A Presidente do Conselho Diretivo do ICA encara “com muito otimismo este programa” e fez um balanço “com resultados muito positivos”. O Programa CPLP Audiovisual abrange três linhas de ação, destacando-se atualmente o programa “Nossa Língua”, o qual já está a ser transmitido nas televisões públicas dos nove Estados membros “com sucesso”, refere Filomena Serras Pereira, acrescentando que o Programa FICTV CPLP e o DOCTV CPLP vão ser transmitidos, no mesmo âmbito, a partir de maio de 2017.

 

O Secretário do Audiovisual do Brasil enfatizou que a área do audiovisual “pode e deve ser uma mola propulsora do desenvolvimento económico sustentado”. Alfredo Bertini afirmou, durante as declarações à imprensa, que “durante a construção da segunda etapa esperamos avançar além das fronteiras dos nove Estados membros, demonstrando aquilo que entendemos ser a essência e o fundamental neste momento, ou seja, a força e a dimensão económica do segmento audiovisual, para esses países e para a economia mundial”.

 

O Programa CPLP Audiovisual ambiciona contribuir para o intercâmbio cultural, para o aumento do conhecimento mútuo e para a implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e à teledifusão de conteúdos audiovisuais nos países da CPLP.

 

Com esta aposta, a CPLP espelha no setor do Audiovisual dos nove Estados membros os objetivos no Plano Estratégico e Plano de Ação para Cooperação Multilateral na Cultura, aprovado pela Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, em 2014, em Maputo, Moçambique. Nomeadamente, nos eixos estratégicos: Industrias Culturais e Economias Criativas na CPLP; Diversidade de Expressões Culturais na CPLP e; Internacionalização da CPLP no Domínio da Cultura.

 

O lançamento mundial do Programa CPLP Audiovisual decorreu no dia 23 de julho de 2015, em Díli, Timor-Leste, baseando-se em três linhas de ação orçadas em cerca de três milhões de euros: I Programa de Intercâmbio de Teledifusão de Documentários (NOSSA LÍNGUA), II Programa de Fomento à Produção e à Teledifusão do Documentário da CPLP (DOCTV CPLP II e I Programa de Fomento ao Desenvolvimento, Produção e Teledifusão de Obras de Ficção da CPLP (FICTV CPLP).

 

Mais informação

Programa CPLP Audiovisual

 

Fotografias

 

Vídeo

Publicado a 22/9/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.