Notícia

27/09/2016
Mensagem dos Três Espaços Linguísticos por ocasião do Dia Europeu das Línguas Voltar atrás
Mensagem dos Três Espaços Linguísticos por ocasião do Dia Europeu das Línguas
26 de setembro de 2016

Convencidos de que o respeito e a promoção da diversidade cultural e linguística representam uma das principais condições para um diálogo próspero, quer a nível europeu, quer a nível global, e para o desenvolvimento sustentável e partilhado, congratulamo-nos pela 15ª edição do Dia Europeu das Línguas, estabelecido pelo Conselho da Europa, que ao celebrar a riqueza linguística da Europa, recorda que o plurilinguismo é fundamental para a compreensão intercultural.

 

Diante das ameaças que estão a mudar a face do mundo, abalando as nossas certezas, ensombrando o presente e ameaçando o nosso futuro, a tentação do isolacionismo é forte. Contudo, é neste cenário que mais se evidencia a interdependência das nossas sociedades. É neste cenário que a Europa, comunidade humana forjada de múltiplas identidades, plurilingues e pluriculturais, pode mostrar uma visão do mundo que faça da diversidade uma mais-valia, capaz de estabelecer relações humanas harmoniosas, fontes de enriquecimento mútuo e garantia de um mundo pacífico, rico em diversidade.

 

As nossas organizações, empenhadas no reconhecimento da diversidade dos povos e das culturas, incorporam o requisito do pluralismo, por oposição ao pensamento único.

 

A promoção da educação plurilingue contribui para o entendimento mútuo entre os povos e para o respeito do “outro” na sua diversidade. Nesse sentido, incentivamos os Estados europeus a garantirem a aprendizagem de pelo menos duas línguas estrangeiras desde a mais tenra idade, de acordo com a decisão adoptada pelo Conselho Europeu de Barcelona (2002). De igual forma,  encorajamos os Estados europeus a prosseguirem os seus esforços na implementação de políticas educacionais adaptadas às novas realidades, respeitosas da pluralidade de línguas e de culturas do continente. As instituições europeias podem e devem desempenhar um papel decisivo no reforço do diálogo intercultural, através da promoção do multilinguismo enquanto um importante desafio político, dedicando uma maior atenção às competências linguísticas e à formação dos seus gestores, e incentivando a tradução e a interpretação, bem como a intercompreensão entre línguas aparentadas.

 

Que o Dia Europeu das Línguas celebre a riqueza das nossas diferenças!

 

Murade Murargy, Secretário Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Michaëlle Jean, Secretária Geral da Francofonia (OIF)

Rebeca Grynspan, Secretária Geral Ibero-Americana (SEGIB)

Publicado a 27/9/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.