Notícia

17/10/2016
I AgroFórum Países da CPLP Voltar atrás
I AgroFórum Países da CPLP
Nota informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) concedeu apoio institucional ao “1º AgroFórum Países da CPLP”, organizado pela Câmara Agrícola Lusófona (CAL), em parceria com a Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), Fundação AIP e a Feira Internacional de Lisboa (FIL). O evento realiza-se no dia 28 de outubro de 2016, no Grande Auditório do Parque das Nações, em Lisboa.

 

O Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, é um dos convidados de honra, para além do Presidente da CE-CPLP, Salimo Abdula. Porém, por estar em Brasília para participar na XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, o Secretário Executivo não vai estar presente neste evento.

 

O evento vai ser, de acordo com a organização do fórum, prestigiado com as presenças do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e do ministro português da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

 

A organização do fórum revela, ainda, que a iniciativa visa o fortalecimento da articulação e o diálogo com as tutelas dos Estados membros da CPLP, no setor da agricultura e desenvolvimento rural.

 

O programa do fórum contempla quatro conferências, sobre as temáticas “O Potencial do Agronegócio na CPLP”, “A Importância da Iniciativa Privada no Desenvolvimento da CPLP”, “Oportunidades e Constrangimentos na CPLP” e “Empreendedorismo, Marketing e Finanças – Novas Abordagens e Soluções”, respetivamente. Termina com a assinatura de protocolos institucionais, a apresentação da Declaração Final do Fórum, um momento de degustação de especialidades gastronómicas e uma Mostra Espaço Agro-Lusófono.

 

O “AgroFórum” trata-se de uma iniciativa pertinente na consolidação do Mecanismo de Participação do Setor Privado no CONSAN-CPLP e contribui para a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN-CPLP), aprovada em 2011, pelos Estados membros da CPLP, com o objetivo de contribuir para a erradicação da fome e da pobreza na Comunidade.

 

Mais informação

 

AgroFórum

Publicado a 17/10/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.