Notícia

08/11/2016
República Checa reúne com Secretariado Executivo da CPLP Voltar atrás
República Checa reúne com Secretariado Executivo da CPLP
Nota informativa

A República Checa, país que detém estatuto de Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo, em Brasília, representada pela vice-ministra para a Legislação e Estratégia do Ministério da Educação da República Checa, Dana Prudíková, reuniu com o Secretariado Executivo, no dia 4 de novembro de 2016, na sede da organização.


Na reunião, foram apresentadas as linhas orientadoras sobre projetos em curso e a implementar dos Planos Estratégicos de Cooperação Multilateral da CPLP, nos domínios da Cooperação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e no que concerne ao nível jurídico - como a possibilidade de participação nas reuniões dos órgãos da organização e a possibilidade de financiamento de ações e projetos em curso na CPLP.


A República Checa, com a categoria de Observador Associado desde 31 de outubro de 2016, inicia assim um diálogo institucional com a organização com o objetivo de identificar áreas e projetos concretos de cooperação para um futuro próximo.


A Hungria, a República Eslovaca e a República Oriental do Uruguai foram igualmente anunciadas como Observador Associado durante a última cimeira da organização, em Brasília. Atualmente, a CPLP atribuiu esta categoria à Geórgia, à Hungria, ao Japão, à República Checa, à República Eslovaca, à República da Ilha Maurícia, à República da Namíbia, à República Oriental do Uruguai, à República do Senegal e à República da Turquia.

 

Fotografias

 

Vídeo

Publicado a 8/11/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.