Notícia

13/12/2016
Cerimónia de entrega do “Prémio José Aparecido de Oliveira” Voltar atrás
Cerimónia de entrega do “Prémio José Aparecido de Oliveira”
Nota informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza no dia 13 de dezembro, na sede da Organização, uma cerimónia de entrega do “Prémio José Aparecido de Oliveira” atribuído, na XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em ex aequo ao Dr. Jorge Fernando Branco de Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa, ao Professor Doutor Carlos Lopes, ex-Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, e ao Embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira, Diplomata de carreira do Brasil e primeiro Representante Permanente junto da CPLP.

O júri é composto pelos representantes dos Estados membros no Comité de Concertação Permanente (CCP) da CPLP, que aprecia, classifica e a quem compete a decisão da atribuição desta distinção. Estas individualidades foram premiadas devido ao elevado mérito e extenso contributo para a difusão dos valores da CPLP e a visibilidade da Comunidade.

O prémio foi “criado para recordar a ação empenhada do Embaixador José Aparecido de Oliveira, a qual marcou, de forma indelével, o surgimento da CPLP, convertendo em realidade um sonho acalentado pelos Povos dos Países de Língua Portuguesa, espalhados por quatro continentes, e fazendo do seu autor um arauto do futuro”.

Esta distinção foi atribuída pela primeira vez em 2012, em Maputo, ao antigo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP. Na segunda edição, na X Conferência de Chefes de Estado e de Governo, em julho de 2014, o prémio foi atribuído ex-aequo a Kay Rala Xanana Gusmão e à Igreja Católica Timorense, personalidade e instituição - Centro Episcopal de Timor-Leste - que se distinguiram na preservação da identidade cultural do povo Timorense, na luta pela independência de Timor-Leste, na defesa dos valores e princípios da CPLP e na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

 

Áudio


Fotografias

 

Vídeo

Publicado a 13/12/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.