Notícia

06/02/2017
I Conferência Internacional CPLP – «Desenvolvimento Económico e Erradicação da Pobreza Através da Agricultura» Voltar atrás
I Conferência Internacional CPLP – «Desenvolvimento Económico e Erradicação da Pobreza Através da Agricultura»
Nota informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Câmara de Comércio, Indústria e Agro-pecuária Brasil-Moçambique organizaram a I Conferência Internacional CPLP – «Desenvolvimento Económico e Erradicação da Pobreza Através da Agricultura», que decorreu entre os dias 13 a 15 de fevereiro de 2017, em Uberaba, no Brasil.

O Diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão, em representação do Secretariado Executivo, participou na sessão de abertura da conferência.

A programação contemplou painéis técnicos, de debates e relato. No primeiro dia de trabalhos, os ministros da Agricultura e os embaixadores dos países da Comunidade reuniram e pronunciaram-se sobre a temática em foco no evento. No dia 14 de fevereiro, desenvolveram-se quatro painéis sobre as temáticas: «Experiência Brasileira na difusão de tecnologia na agropecuária de alta performance»; «Intervenção de ministros de Estado e técnicos convidados»; «Financiamento, viabilidade económica e produção agrícola nos países da CPLP» e ainda «Desafios e oportunidades de financiamento da agricultura nos países da CPLP».

A conferência contou com o apoio do Governo Brasileiro, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do Governo de Minas Gerais, entre outras entidades públicas e privadas.

Esta iniciativa vai ao encontro da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), tema da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, em Brasília. Uma agenda composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas associadas.

 


Mais informações

Programa
Portal Segurança Alimentar e Nutricional
Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO
Declaração de Uberaba
Intervenção do Diretor de Cooperação da CPLP - Manuel Clarote Lapão
Intervenção do Embaixador de Angola no Brasil - Nelson Cosme
Intervenção do Ministro da Agricultura e Ambiente da República de Cabo Verde - Gilberto Silva
Intervenção do Ministro da Agricultura, Florestas e Pecuária da República da Guiné Bissau - Nicolau dos Santos
Intervenção do Embaixador da Guiné Equatorial junto da CPLP - Tito Mba Ada
Intervenção do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar da República de Moçambique
Intervenção do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural da República Portuguesa - Luís Capoulas Santos
Intervenção do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da República Democrática de São Tomé e Príncipe - Teodorico dos Campos

 

Fotografias

 

I Conferência Internacional CPLP – «Desenvolvimento Económico e Erradicação da Pobreza Através da Agricultura»

Publicado a 6/2/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.