Notícia

27/03/2017
Secretária Executiva realizou visita oficial ao Japão Voltar atrás
Secretária Executiva realizou visita oficial ao Japão
Nota Informativa

A Secretária Executiva (SE) da CPLP, Maria do Carmo Silveira, efectuou uma visita de trabalho ao Japão, entre os dias 19 e 25 de março. A missão oficial decorreu a convite das autoridades japonesas e contemplou visitas nas cidades de Quioto e de Tóquio.

 

Na capital, a SE encontrou-se com o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Nobuo Kishi, e com os Diretores dos Departamentos de África, da Europa e do Serviço de Ajuda Pública ao Desenvolvimento. Reuniu, também, com a Direção da JICA - Agência Internacional para a Cooperação e com a Direção da JETRO - Agência de Promoção do Comércio Externo.

 

Ainda em Tóquio, para além dos encontros referidos com as estruturas governamentais japonesas, a SE concretizou um encontro com o Grupo Parlamentar de Amizade Japão-União Africana, e proferiu uma intervenção sobre a CPLP - a convite do Grupo Parlamentar de Amizade Japão-CPLP, discorrendo sobre o seu mandato, objetivos e desafios. Neste evento participaram, igualmente, os representantes diplomáticos dos Estados membros no Japão, sendo que o Embaixador André Corrêa do Lago dirigiu, em nome da presidência pro-tempore do Brasil, breves palavras aos presentes.

 

Em Quioto, a Senhora Secretária Executiva participou, enquanto convidada de honra, na cerimónia de graduação dos alunos de Línguas da Universidade de Estudos Estrangeiros (Kyoto University of Foreign Studies), que contou também com a presença do Embaixador do México no Japão, entre outros convidados nacionais. Após a cerimónia, a SE efetuou uma intervenção especialmente dirigida aos 48 alunos da licenciatura de Estudos Luso-brasileiros, ocasião em que esteve presente o Diretor do respetivo Departamento e o corpo docente, incluindo um cidadão brasileiro e dois portugueses contratados pela Universidade.

 

Nos diversos momentos desta missão oficial ao Japão, a SE discorreu sobre as principais linhas de atuação da CPLP no âmbito dos três pilares, assim como as orientações resultantes da Nova Visão Estratégica, não só no que diz respeito aos setores apontados como prioritários - como é o caso da Cooperação Económica e Empresarial; da Segurança Alimentar e Nutricional; da Energia; do Turismo; do Ambiente; dos Oceanos; da Cultura; da Educação; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – mas, sobretudo, quanto à intenção da Organização em reforçar a cooperação com os Observadores Associados, através de parcerias na implementação de iniciativas ou projetos que poderão beneficiar de contribuições voluntárias.

 

Nas suas intervenções, a SE destacou também o vasto potencial de cooperação que o Estatuto de Observador oferece, a que se junta a evidente convergência entre o posicionamento externo do Japão em matéria de cooperação e as prioridades de ação da CPLP, plenamente alinhadas com o lema da Presidência em exercício da CPLP: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

A intensidade da missão contribuiu para promover e divulgar a ação da CPLP junto dos diversos interlocutores japoneses, para manifestar o interesse em valorizar o papel dos Observadores Associados e o desejo de ver reforçada a cooperação através da implementação conjunta de projetos em setores de interesse partilhado, designadamente, os setores da Segurança Alimentar e Nutricional, a Saúde, a promoção da Língua Portuguesa, o Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, a Cooperação Económica e Empresarial, a Energia e a Agenda Digital.

 

Nos diversos encontros, paralelamente, ficou clarificado o interesse e a expetativa da parte japonesa quanto às possibilidades de cooperação oferecidas ao abrigo do Estatuto de Observador Associado da CPLP.


A categoria de Observador Associado da CPLP foi concedida ao Japão na X Conferência de Chefes de Estado e de Governo, decorrida em 2014, em Díli. Os Estados com o estatuto de Observador Associado assumem um compromisso com os objetivos e os princípios orientadores da CPLP, reforçando a possibilidade de aprofundar laços ao nível político, económico e cultural, podendo contribuir com empenho em prosseguir a promoção e difusão, ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

 

Fotografias

 

Secretária Executiva visitou Japão
Publicado a 27/3/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.