Notícia

06/04/2017
Secretária Executiva visitou Guiné-Bissau Voltar atrás
Secretária Executiva visitou Guiné-Bissau
Nota Informativa

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, realizou uma visita oficial à República da Guiné-Bissau, entre os dias 2 e 6 de abril de 2017.

Na primeira deslocação de Maria do Carmo Silveira a um Estado membro da CPLP, a Secretária Executiva teve em agenda reuniões com as autoridades nacionais, nomeadamente, uma visita de cortesia ao Presidente da República, José Mário Vaz, e encontros com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, com o Primeiro-ministro, Umaro Sissoko, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Jorge Malu.

 

A Secretária Executiva da CPLP concretizou, também, reuniões com os representantes de organizações internacionais do Grupo P5, designadamente, Nações Unidas, União Africana, CEDEAO e União Europeia.

 

Durante a visita a Bissau, Maria do Carmo Silveira realizou, ainda, encontros com o Partido Africano Para a Independência da Guiné e Cabo Verde, com o Partido da Renovação Social, com o Partido da Nova Democracia, com a União para a Mudança e com o Partido da Convergência Democrática.

 

Nesta deslocação oficial, a agenda de Maria do Carmo Silveira contemplou igualmente encontros com o embaixador da República de Angola em Bissau, Daniel Rosa, o embaixador da República Federativa do Brasil em Bissau, Fernando Apparicio da Silva, e o embaixador da República Portuguesa em Bissau, António Leão Rocha. A deslocação a Bissau foi, ainda, ocasião para um encontro com o diretor-geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) da Guiné-Bissau, Leopoldo Amado.

 

A cidadã são-tomense Maria do Carmo Silveira foi eleita Secretária Executiva pela XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida a 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, em Brasília, capital da República Federativa do Brasil, tendo assumido funções em janeiro de 2017.

 

Áudio

 

 

Fotografias

 

Secretária Executiva em visita oficial à Guiné-Bissau

 

Vídeo

 

Publicado a 6/4/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.