Notícia

30/04/2017
Secretária Executiva em visita oficial ao Brasil Voltar atrás
Secretária Executiva em visita oficial ao Brasil
Nota Informativa

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, vai concretizar uma visita oficial à República Federativa do Brasil, entre 2 e 6 de maio de 2017.

 

Maria do Carmo Silveira vai estar em Brasília, dias 2 e 3 de maio, onde vai ser recebida em audiências pelo Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e pela Assessoria Especial da Presidência da República. Estão, ainda, previstos encontros com a Secretária Nacional dos Direitos Humanos, Flávia Piovesan, e com a Deputada Rosângela Gomes, Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares da CPLP - Câmara dos Deputados, para além de uma reunião com responsáveis do Ministério da Justiça e do Itamaraty, designadamente, da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior.

 

O Secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão vai, igualmente, encontrar-se com a Secretária Executiva da CPLP e está, ainda, em perspetiva uma reunião com a Secretária Especial de Políticas para Mulheres (SPM), Fátima Pelaes. Maria do Carmo Silveira tem, também, agendamentos de reuniões temáticas com diversas Subsecretarias do Ministério das Relações Exteriores, nomeadamente, com a Subsecretaria-geral da África e do Oriente Médio e com a Subsecretaria-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros.

 

Isto, para além de reunir com a Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial para debate o âmbito da cooperação técnica, da difusão cultural e da promoção comercial, estando prevista a participação das três unidades: a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Departamento Cultural e o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos.

 

Durante a estadia em Brasília, Maria do Carmo Silveira estima estar presente no lançamento das obras brasileiras resultantes do Programa CPLP Audiovisual - Programa de Fomento à Produção e Difusão de Conteúdos Audiovisuais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, um evento organizado pelo Ministério da Cultura do Brasil e pela Empresa Brasileira de Comunicação.

 

Nos dias 4 e 5 de maio, a Secretária Executiva desloca-se a Salvador, Brasil, para participar na X Reunião de Ministros da Cultura da CPLP e nos eventos paralelos – onde se destaca as comemorações do Dia 5 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura.

 

Esta viagem oficial ocorre, precisamente, seis meses após ter sido eleita para SE CPLP na cimeira de Brasília. A cidadã são-tomense Maria do Carmo Silveira foi eleita Secretária Executiva, para o biénio 2017-2018, pela XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decorrida a 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Recordemo-nos que, o Brasil assume a Presidência pro tempore da CPLP no biénio 2017-2018.

 

Fotografias

Secretária Executiva visitou Brasil

 

Vídeo

Publicado a 30/4/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter

Iniciativas

Apoios

 

Acompanhe