Notícia

01/05/2017
Brasil é anfitrião da X Reunião de Ministros da Cultura da CPLP Voltar atrás
Brasil é anfitrião da X Reunião de Ministros da Cultura da CPLP
Nota Informativa

A X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre nas próximas quinta e sexta-feira, respetivamente, dias 4 e 5 de maio de 2017, em Salvador (Bahia, Brasil). Celebrando o dia 5 de Maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, este encontro é, ainda, marcado por uma série de eventos culturais paralelos.

 

O ministro brasileiro da Cultura, Roberto Freire, preside a reunião ministerial da CPLP, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) do Brasil. O encontro conta com a presença de ministros: de Angola, Carlolina Cerqueira; Cabo Verde, Abraão Aníbal Barbosa Vicente; Guiné-Bissau, Tomás Gomes Barbosa; Guiné Equatorial, Rufino Ndong Esono Nchama; Moçambique, Silva Armando Dunduro; Portugal, Luís Filipe de Castro Mende; São Tomé e Príncipe, Olinto da Silva e Sousa Daio e; representantes do ministro de Timor-Leste.

 

A anteceder a reunião ministerial, acontece a reunião preparatória de Pontos Focais da Cultura, no dia 4 de maio, com delegações de todos os Estados membros.

 

Durante o encontro, “Salvador será designada Capital da Cultura da CPLP, até o fim do período de vigência da presidência rotativa do Brasil no bloco em 2018, e será revisto o Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da Comunidade”, refere a presidência em exercício da ministerial da Cultura da CPLP.

 

A expectativa é que “seja estabelecida uma instância formal responsável por coordenar políticas públicas relacionadas à proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural material e imaterial dos nove países de língua portuguesa. Também será anunciada a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude entre os governos de Brasil e Portugal, por meio do qual serão premiados anualmente autor e ilustrador dos países lusófonos. Além disso, devem ser apoiadas iniciativas internacionais de produção cultural.”

 

Órgãos de Comunicação Social

 

“Será aberta à imprensa a cerimônia de abertura do evento, na quinta (4/5), às 19h, no Forte São Diogo, em Salvador (BA), que contará com a presença dos ministros e terá apresentação da Orquestra Afro Sinfônica, declamação de poesia pelo artista Dody Só, apresentação de Samba de Roda e exposição do pintor Caribé.

 

Na sexta-feira (5/5), será realizada coletiva de imprensa no Hotel Pestana Convento do Carmo, logo após o encerramento da reunião de ministros, às 13h. Na ocasião, serão anunciados os principais resultados na X Reunião de Ministros da Cultura da CPLP.

 

Os veículos de imprensa interessados em participar da abertura do evento e da coletiva de imprensa devem se credenciar pelo e-mail imprensa@cultura.gov.br até quarta-feira (3/5), às 13h enviando nome completo do jornalista, do veículo, e telefone de contato.”

 

Cerimônia de abertura da X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Hora: 19h

Local: Forte São Diogo – Praça Azevedo Fernandes, s/n, Porto da Barra, Salvador, Bahia

 

Coletiva de imprensa com ministro Roberto Freire sobre a X Reunião de Ministros da Cultura da CPLP

Hora: 13h

Local: Hotel Pestana Convento do Carmo – Rua do Carmo, 1, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador, Bahia.

 

Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura do Brasil

Telefones:
(61) 2024.2412
(61) 99642.4792

Correio Eletrónico:
imprensa@cultura.gov.br

Publicado a 1/5/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.