Notícia

01/05/2017
Salvador recebe Ministros da CPLP com intensa Programação Cultural Voltar atrás
Salvador recebe Ministros da CPLP com intensa Programação Cultural
Nota Informativa

A X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendada para dia 4 e 5 de maio de 2017, em Salvador, na Bahia, Brasil, apresenta uma intensa programação cultural paralela.

 

Na abertura da ministerial, a 4 de maio, em sessão restrita a convidados, estão previstos espetáculos da Orquestra Afrosinfônica e do grupo de samba de roda Raízes de Santo Amaro, além de uma apresentação de poesias com o ator Dody Só.

 

No dia 5 de maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, acontece a sessão de encerramento desta reunião de ministros, na qual Dody Só vai fazer nova declamação de poesias e a baiana Ana Mametto promete um espetáculo de cultura afro-brasileira.

 

Programação gratuita 

 

O Ministério da Cultura do Brasil anuncia diversos eventos culturais abertos ao público. Confira.

 

Exposição fotográfica De Timor-Leste a Portugal: um olhar brasileiro 

A exposição Oficina de Intercâmbio Teatral da Língua Portuguesa é resultado do registro fotográfico de oficinas de intercâmbio teatral em oito países de língua portuguesa realizado em 2010 pelo iluminador cênico e fotógrafo brasileiro Valmyr Ferreira. As fotos retratam, em luz natural, a cultura típica de cada região. Valmyr participará de um bate-papo na quinta-feira (4/5), às 15h, na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos, Salvador (BA). A exposição ocorre de 2 a 7 de maio, das 14h às 19h. 

  

Exposição Telas da Cidade

Em celebração aos 468 anos de fundação de Salvador, a mostra reúne obras do acervo do Museu da Cidade. Além de pinturas representativas de bairros soteropolitanos, o público pode apreciar plantas que contextualizam a constituição da cidade. De 2 a 5 de maio, das 10h às 17h, Casa do Benin.

 

Exposição Permanente Pierre Verger

Apresenta objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde desembarcaram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo. Este acervo pertence, em sua maioria, à coleção do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. De 2 a 5 de maio, das 10h às 17h, Casa do Benin.

 

Oficina Gastronômica Afro-Baiana

Acarajé, abará, caruru, efó, moqueca, vatapá, xinxim... A maioria dos pratos da culinária baiana recebeu a influência africana. Renomados chefs dessa rica e saborosa culinária afrobaiana são convidados a compartilharem os segredos das misturas de ingredientes que dão o paladar às comidas da Bahia. Dia 3 de maio, das 14h às 17h, Casa do Benin.

 

Aejum Sonoro

O resultado da Oficina de Gastronomia Afro-baiana é servido para degustação a preços populares. Em iorubá, a palavra Ajeum siginifica um convite a comer, a partilhar. O Ajeum Sonoro, a mistura da gastronomia à música e outras linguagens artísticas, é um convite à celebração. Dia 2 de maio, às 18h, Casa do Benin

  

Programa Viver o Mercado

Ações de entretenimento, cultura, informação e lazer no Mercado Modelo. Pôr do sol no Mercado: Dia 5 de maio, das 17h às 18h. Encontro com as Baianas: Dia 6 de maio, 11h. Domingão no Mercado: Dia 7 de maio, às 10h30 - Praça Visconde de Cayru, s/n - Cidade Baixa, Salvador.

 

Pelourinho Dia e Noite

Ações que reativam o circuito cultural do Pelourinho, levando de volta ao Centro Histórico da cidade atrações que agreguem valor artístico-cultural e que estimulem o público a voltar a circular e frequentar a região. Integram as atividades do Pelourinho Dia e Noite: o Concerto nas Igrejas, com apresentações musicais nas igrejas da região, e o Música nas Esquinas, que são apresentações artísticas nas esquinas, largos e espaços urbanos. Música nas Esquinas: Dia 6 de maio, às 19h, ruas e praças do Santo Antônio. Concerto nas Igrejas: Dia 7 de maio, às 11h, Igrejas do Santo Antônio. 

 

Cinema na Praça

Uma proposta itinerante que promove a projeção de filmes nacionais em praças da cidade.

 

Documentário Axé - Canto do povo de um lugar 

O documentário reúne entrevistas e imagens de arquivo com objetivo de traçar um ponto inicial do nascimento do gênero, originário da Bahia e considerado hoje um dos movimentos musicais mais globalizados do mundo. É um ritmo musical que carrega em sua essência boa parte de todo o sincretismo musical e cultural baiano. A exibição do filme será seguida de bate-papo com um dos roteiristas e pesquisador do longa-metragem, James Martins. Dia 4 de maio, às 19h, Praça do Santo Antônio.

 

Filme Jonas e o Circo sem Lona

Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta. Exibição do filme, seguida de bate-papo com a produção do longa. Dia 5 de maio, às 19h, Praça do Santo Antônio.

 

Publicado a 1/5/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.