Notícia

05/05/2017
Cerimónia de lançamento do Programa CPLP Audiovisual no Brasil Voltar atrás
Cerimónia de lançamento do Programa CPLP Audiovisual no Brasil
Nota informativa

O Ministério da Cultura do Brasil e a Empresa Brasileira de Comunicação realizaram uma cerimónia de lançamento das obras brasileiras resultantes do Programa CPLP Audiovisual, no dia 3 de maio, no Cine Cultura, em Brasília, onde decorreu a exibição do documentário "Por parte do Pai", de Guiomar Ramos, produzido por Giovanni Franchischelli, e do telefilme "A Felicidade de Margot", de Maurício D'almeida Eça, com roteiro e codireção de Paulo Garfunkel e produção de Sérgio Lopes e Silvia Prado.

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, esteve representada no evento pelo assessor político-diplomático da CPLP, Paulo Lima.

As obras resultantes dos concursos lançados em 2015 vão agora ser exibidas por todas as televisões nacionais dos países integrantes do Programa CPLP Audiovisual: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os Polos Nacionais da Rede do Programa CPLP Audiovisual são:

Angola: IACAM, Ministério da Cultura, Ministério da Comunicação Social e Televisão Pública de Angola;
Brasil: Secretaria do Audiovisual e EBC;
Cabo Verde: Ministério da Cultura, Rádio Televisão de Cabo Verde;
Guiné-Bissau: Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual e Televisão Guiné-Bissau;
Guiné Equatorial: Ministério da Cultura e Turismo e RTVGE;
Moçambique: INAC e Televisão de Moçambique;
Portugal: ICA e Rádio e Televisão de Portugal;
São Tomé e Príncipe: Direção Geral de Cultura e Televisão São-tomense;
Timor-Leste: Secretaria de Estado do Turismo, Arte e Cultura e Rádio Televisão de Timor-Leste.

O Programa CPLP Audiovisual contou com um orçamento de cerca de três milhões de euros e contribui para o intercâmbio cultural, para o aumento do conhecimento mútuo e para a implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e à teledifusão de conteúdos audiovisuais nos Estados membros da CPLP.

O Programa CPLP Audiovisual espelha os seus objetivos no Plano Estratégico e Plano de Ação para Cooperação Multilateral na Cultura, aprovado pela Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, realizada em 2014, em Maputo, Moçambique. Nomeadamente, nos eixos estratégicos: Industrias Culturais e Economias Criativas na CPLP; Diversidade de Expressões Culturais na CPLP e; Internacionalização da CPLP no Domínio da Cultura.

 

Fotografias

 

Cerimónia de lançamento do Programa CPLP Audiovisual no Brasil

Publicado a 5/5/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter

Iniciativas

Apoios

 

Acompanhe