Notícia

26/05/2017
CPLP apoia Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial Voltar atrás
CPLP apoia Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial
Nota Informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) concedeu o apoio institucional ao «Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial», decorrido entre os dias 22 e 25 de maio de 2017, em Lisboa. Na sessão de abertura, em representação da Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, esteve presente a responsável pelas áreas da Educação e Ensino Superior no Secretariado Executivo, Arlinda Cabral.

 

No dia 25 de maio, decorreu o «Encontro Bibliotecas, Arquivos e Investigadores: Um debate internacional», o qual contou com a participação das responsáveis no Secretariado Executivo da CPLP pelo Arquivo Histórico e pela Biblioteca e Centro de Documentação, respetivamente, Rosa Pais e Isabel Júlio.

 

Este congresso internacional, que envolveu toda a imprensa periódica publicada no mundo colonial (metrópoles/espaços colonizados, colonialista/anticolonialista),  é uma iniciativa do Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP) e do projecto internacional «Pensando Goa» (Universidade de S. Paulo).

 

O evento contou, enquanto instituições organizadoras, com o Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM-FCSH-UNL, UAç) em parceria com o Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-UL) e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL), para além de outras parcerias, designadamente, a CPLP, a Biblioteca Nacional de Portugal, o «Portal das Memórias de África e do Oriente» e a Fundação Mário Soares.​

 

Paralelamente ao congresso internacional, no dia 22 de maio, na Reitoria da Univerisade Nova de Lisboa, inaugurou a Exposição Virtual Comum “Jornais e Revistas Coloniais”. Esta mostra pretende “evidenciar o interesse de Bibliotecas, Arquivos e Investigadores pensarem cooperativamente investigação, preservação e acessibilidade das colecções de imprensa periódica colonial, em termos nacionais e internacionais”.  Com este posicionamento, ficou reservado um dia do Congresso para um “Encontro Bibliotecas, Arquivos e Investigadores: um debate internacional” a partir da ideia chave “arquivo virtual comum”.

 

Mais Informação

 

Programa

 

Áudio

 

Fotografias

Dia 22 maio

Congresso Internacional “Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial”

Dia 25 maio

Congresso Internacional (CIP&C-IPC) Mesa-redonda: Bibliotecas, Arquivos e Investigadores

 

Vídeo

 

Publicado a 26/5/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.