Notícia

23/05/2017
Secretária Executiva realizou visita oficial a Timor-Leste Voltar atrás
Secretária Executiva realizou visita oficial a Timor-Leste
Nota Informativa

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, deslocou-se à República Democrática de Timor-Leste, entre 16 e 23 de maio de 2017.

 

Durante a estadia em Díli, Maria do Carmo Silveira assistiu à cerimónia de empossamento do Presidente da República, Francisco Guterres “Lu Olo”. A cerimónia decorreu no dia 20 de maio de 2017, "Dia da Restauração da Independência de Timor-Leste", em Tasi-Tolu, onde, simbolicamente à meia-noite, tomou posse como quarto Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Nesse mesmo dia 20, aconteceu, ainda, a inauguração da estátua do Proclamador Francisco Xavier do Amaral. 

 

Durante a deslocação a este Estado membro da CPLP, Maria do Carmo Silveira teve em agenda encontros com autoridades nacionais, destacando-se as audiências com o Presidente da República, Francisco Guterres “Lu’Olo”, e com o Primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo, e as reuniões com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Hernâni Coelho, e com o ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, Kay Rala Xanana Gusmão. Estes encontros constutiram ocasiões para debater a bem-sucedida presidência pro tempore da CPLP desempenhada por Timor-Leste (2014/2016) e formas de estreitar a cooperação entre os Estados membros, com particular destaque para a cooperação económica.

 

A Secretária Executiva da CPLP, igualmente, participou na Conferência Global, centrada no tema da Agenda 2030 das Nações Unidas, em Díli, nos dias 22 e 23 de maio. Este evento foi organizado pelo governo timorense, em parceria com os membros internacionais do Grupo Informal de Apoio de Alto Nível para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Secretariado do g7+, e teve como tema “Um roteiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos países frágeis e Estados afetados pelo conflito”.

 

Fotografias

 

 

Secretária Executiva em visita oficial a Timor-Leste

 

Aúdio - Declarações à Comunicação Social

 

 

Publicado a 23/5/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.