Notícia

16/06/2017
Secretária Executiva participou no lançamento do “Apelo por um Humanismo Universal” Voltar atrás
Secretária Executiva participou no lançamento do “Apelo por um Humanismo Universal”
Nota informativa

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, participou no lançamento do “Apelo por Humanismo Universal”, no dia 14 de junho de 2017, em Montreal, no Canadá, iniciativa que reúne, além da CPLP, a Organização Internacional da Francofonia (OIF), a Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e a Commonwealth. As referidas Organizações foram representadas pelas respetivas Secretárias-gerais: Michaëlle Jean (OIF), Rebeca Grynspan (SEGIB) e Patricia Scotland (Commonwealth). O evento ocorreu no quadro do Fórum Económico Internacional das Américas, realizado em Montreal entre os dias 12 e 15 de junho de 2017.

No ato do lançamento do Apelo, as quatro dirigentes procederam à leitura pública do documento, cada uma expressando-se em seu idioma. O Apelo traça um panorama dos desafios globais enfrentados pela humanidade na atualidade e clama por uma renovação do compromisso com a defesa dos direitos humanos, da democracia, da igualdade e do desenvolvimento sustentável, com base no fortalecimento da cooperação internacional solidária focada em ações concretas e urgentes. O documento também faz referência a temas como a diversidade cultural e linguística, a igualdade de género, a educação, a juventude, a mobilidade de pessoas, bem como a necessidade de uma economia voltada para o bem comum.

Juntas, a CPLP, a OIF, a SEGIB e a Commonwealth representam 137 Estados e territórios em cinco continentes. Somam mais de 3,9 bilhões de habitantes, ou seja, 61% da população mundial. A CPLP reúne 275 milhões de habitantes distribuídos em nove Estados, espalhados por quatro continentes. São países que apresentam uma grande diversidade em termos de dimensões territoriais, população e níveis de desenvolvimento.

De notar que, pela primeira vez na história, as quatro organizações responsáveis pelo Apelo são lideradas simultaneamente por mulheres.

 

Mais informações

Apelo por um humanismo universal

Publicado a 16/6/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.