Notícia

26/08/2017
Secretária Executiva realizou Visita Oficial a São Tomé e Príncipe Voltar atrás
Secretária Executiva realizou Visita Oficial a São Tomé e Príncipe
Nota Informativa

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, realizou uma visita oficial à República Democrática de São Tomé e Príncipe, entre 21 e 23 de agosto de 2017.

 

No último dia de estadia neste Estado membro da CPLP, Maria do Carmo Silveira foi recebida em audiências pelo Presidente da República, Evaristo Carvalho, e pelo Primeiro-ministro e Chefe de Governo, Patrice Trovoada. Esta foram ocasiões para a Secretária Executiva da CPLP efetuar o resumo da primeira visita oficial a São Tomé e Príncipe, durante três dias, na qual foram abordados distintos temas, com particular destaques para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Estados membros e para o emanado pela Nova Visão Estratégica (2016-2026), nomeadamente, a temática dos Oceanos, da cooperação económico-empresarial, da mobilidade e, ainda, sobre o papel dos Observadores Associados e da Sociedade Civil no cumprimento dos objetivos da CPLP. Em ambas as audiências, Maria do Carmo Silveira abordou ainda a realização dos Jogos da CPLP em São Tomé, em 2018, e efetuou um balanço dos primeiros seis meses de mandato enquanto Secretária Executiva da CPLP.

 

No primeiro dos três dias de visita oficial, a Secretária Executiva da CPLP foi recebida pela a Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Maria das Neves, e concretizou um encontro de cortesia com o ministro são-tomense dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Urbino Botelho. Maria do Carmo Silveira realizou, também no dia 21 de agosto, encontros com diversas tutelas de São Tomé e Príncipe, nomeadamente, com o ministro das Finanças, Comércio e Economia Azul, Américo Ramos, com a ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, Ilza Amado Vaz, e com o ministro da Juventude e Desporto, Marcelino Sanches.

 

No dia 22 de agosto, no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico da Universidade de São Tomé e Príncipe, a Secretária Executiva proferiu uma palestra subordinada ao tema “A Nova Visão estratégica da CPLP”, as diretrizes para a atuação da Comunidade na década 2006-2016, com moderação do Director do Gabinete da CPLP junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Esterline Gonçalves Género.

 

Em agenda, estiveram ainda reuniões com o Grupo dos Embaixadores dos Estados membros da CPLP acreditados em São Tomé e com os pontos focais de São Tomé e Príncipe para CPLP, para além de uma visita à sede da Câmara de Comércio, Agricultura e Serviço.

 

A Secretária Executiva da CPLP já realizou visitas oficiais ao Brasil, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e Timor-Leste. A cidadã são-tomense Maria do Carmo Silveira foi eleita Secretária Executiva, para o biénio 2017-2018, pela XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida a 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, em Brasília. Nesta cimeira, a República Federativa do Brasil assumiu a Presidência pro tempore da CPLP no biénio 2017-2018.

 

Áudio

 

Fotografias

Secretária Executiva realizou Visita Oficial a São Tomé e Príncipe

 

Vídeos

Publicado a 26/8/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.