Notícia

31/08/2017
CPLP debate Desafios no Ensino Profissional e Agenda de Cooperação Técnica Voltar atrás
CPLP debate Desafios no Ensino Profissional e Agenda de Cooperação Técnica
Nota Informativa

Os trabalhos da «Reunião Técnica CPLP: Desafios no Ensino Profissional e Agenda de Cooperação Técnica» iniciaram-se a 30 de agosto, em Brasília, contando com a participação de delegações dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), incluindo, a Diretora Nacional do Ensino Técnico Profissional de Angola, a Diretora Nacional de Educação de Cabo Verde, o Diretor-Geral do Instituto Nacional de Formação da Guiné-Bissau, o Diretor-Geral de Ensino Técnico e Profissional e o Secretário Geral da Comissão Nacional para a Unesco da Guiné Equatorial, o Diretor Adjunto de Planificação, Estudos e Cooperação e o Diretor do Instituto de Formação Profissional de Estudos Laborais Alberto Cassimo de Moçambique, representantes da Escola Profissional de Torredeita e da Escola Profissional de Ourém de Portugal e o Diretor do Ensino Técnico e Profissional e da Educação de Jovens e Adultos de São Tomé e Príncipe.

 

A sessão de abertura foi presidida pela Secretária de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação do Brasil, Eline Neves Braga Nascimento e contou com a participação do Ministério das Relações Exteriores e a Agencia Brasileira de Cooperação (ABC).

 

Esta reunião foi organizada pela Presidência pro tempore brasileira da CPLP, para o biénio 2016/2018, nomeadamente, pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação, a Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnologica (SETEC), em parceria com Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica do Brasil (CONIF).

 

A «Reunião Técnica CPLP: Desafios no Ensino Profissional e Agenda de Cooperação Técnica» enquadra-se na preparação da X Reunião de Ministros da Educação da CPLP, prevista ter lugar em Brasilia, em março de 2018, dá seguimento às Conclusões e Recomendações do «I Colóquio sobre o Ensino Técnico Profissionalizante na CPLP», que teve lugar em Díli, em 2015, e inaugura «Brasília, como Capital da Educação e Formação da CPLP» no biénio 2016/2018.

 

No dia 30 de agosto, foram realizados dois painéis, o «Painel 1 – Empreendedorismo (incubadoras e startups): apresentação de casos de sucesso» e o «Painel 2 – Tecnologias Assistivas e Promoção da Inclusão na EPT», com oradores de instituições brasileiras e de estruturas nacionais responsáveis pelo Ensino Técnico Profissionalizante de Moçambique e de Portugal.

 

Dia 31, vão decorrer o «Painel 3 – Ferramentas de Gestão: Uso de tecnologias que melhoram a eficácia de gestão da EPT» e o «Painel 4 – Educação Profissional e Tecnológica e a relação de Genero», com intervenções de participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe.

 

Espera-se, como resultado, o desenho de uma agenda comum de cooperação técnica no âmbito da CPLP, a partir dos temas abordados e de pontos de interesse apresentados pelos Estados membros e enquadrados pelo Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP, nomeadamente o Eixo 2. Acesso, Objectivo Estratégico «7. Promover a educação profissional técnica (EPT) e a aprendizagem ao longo da vida» nos Estados membros da CPLP.

 

Fotografias

I Reunião Técnica CPLP: Desafios no Ensino Profissional e Agenda de Cooperação Técnica

 

Vídeo

Publicado a 31/8/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter

Iniciativas

Apoios

 

Acompanhe

 
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.