Notícia

01/09/2017
Secretária Executiva participa no Oceans Meeting 2017 – «The Ocean and Human Health» Voltar atrás
Secretária Executiva participa no Oceans Meeting 2017 – «The Ocean and Human Health»
Nota informativa

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, vai participar no “Encontro de Oceanos/Oceans Meeting 2017”, subordinado ao tema “O Oceano e a Saúde Humana”. O evento reúne ministros responsáveis pelos Assuntos do Mar e representantes de organizações internacionais, nos dias 7 e 8 de setembro de 2017, no Centro Champalimaud e Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

No dia 7 de setembro, a sessão de abertura conta com a intervenção da Ministra do Mar da República Portuguesa, Ana Paula Vitorino, e estão previstos encontros bilaterais e assinaturas de acordos bilaterais ao longo da tarde.

No dia 8 de setembro, está agendado o Encontro Ministerial, a decorrer no Mosteiro dos Jerónimos, com a sessão de abertura composta pelo Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Almeida Correia, os ministros portugueses da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Mar e ainda o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. Seguidamente, realiza-se a Conferência Internacional dos Ministros do Mar, na Fundação Champalimaud, um dos pontos altos do evento, no qual participa a Secretária Executiva da CPLP, entre outras personalidades, a fim de debaterem políticas internacionais comuns para o Oceano.

A conferência termina com uma sessão de debate, dividida em dois painéis sobre as temáticas:
i. “O Oceano e a Saúde Humana: Desafios, Soluções e Oportunidades”;
ii. “Melhoria da Saúde Humana e Crescimento Económico: Perspetivas estratégicas para um Desenvolvimento Sustentável”.

Este evento é organizado pelo Ministério do Mar de Portugal, em parceria com o Fórum Oceano e desenvolve-se “no seguimento do trabalho que está sendo realizado em fóruns internacionais relevantes, incluindo a próxima Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para apoiar a implementação do “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Proteger a Vida Marinha”.

Na XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, em Brasília, os representantes dos Estados membros reiteraram a importância dos oceanos na Comunidade e declararam na Nova Visão Estratégica da CPLP (2016-2026) a necessidade de reforçar a atuação no domínio dos Oceanos e Plataformas Continentais.

 

Mais informação

Oceans Meeting

Publicado a 1/9/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.