Notícia

15/09/2017
Secretária Executiva na 72ª Assembleia-Geral da ONU Voltar atrás
Secretária Executiva na 72ª Assembleia-Geral da ONU
Nota Informativa

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, desloca-se a Nova Iorque, entre 17 e 23 de setembro de 2017, para participar na 72ª Sessão da Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas (ONU).


Para além de assistir ao debate geral da AG ONU, a Secretária Executiva da CPLP participa na reunião ministerial do Grupo de Amizade da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e vai encetar encontros bilaterais, nomeadamente, com o presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO),  Marcel de Souza, e com a Secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Michelle Jean.


À margem da AG ONU, Maria do Carmo Silveira vai ainda participar num encontro de Alto Nível subordinado ao tema “Mulheres, Crianças e Adolescentes: Um Apelo à Ação Global para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3”, a convite da Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, e da UNITAID - organização especializada na gestão de medicamentos para combate ao HIV/SIDA/Aids, à tuberculose e à malária. Também em agenda, a Secretária Executiva da CPLP tem um encontro com o presidente do conselho de administração da UNITAID, Celso Amorim, antigo ministro brasileiro das Relações Exteriores.

 

Neste âmbito, a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP saudou a adoção histórica pelas Nações Unidas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesta última cimeira, decorrida nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, em Brasília, a CPLP declarou que a Agenda 2030 constitui um “plano de ação global e visão comum para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030 em suas três dimensões: social, econômica e ambiental”.

 

A CPLP detém o estatuto de Observador da AG ONU, desde a resolução 54/10 de 26 de outubro de 1999, tendo em consideração que a cooperação entre as Nações Unidas e a Comunidade assume-se como mutuamente vantajosa.

 

Mais Informação

 

AG ONU

UNITAID

Publicado a 15/9/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.