Notícia

13/03/2018
CPLP participa no 8º Fórum Mundial da Água Voltar atrás
CPLP participa no 8º Fórum Mundial da Água
Nota informativa

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, vai estar presente no 8º Fórum Mundial da Água (FMA), a decorrer entre os dias 18 a 23 de março de 2018, em Brasília.

No decorrer do evento, realizam-se diversas sessões paralelas, um encontro de negócios, debates ao nível dos Processos Temático, Regional e Político, um Fórum Cidadão, uma feira de exposições destinada aos pavilhões de países e empresas, à qual o acesso é gratuito e aberto ao público, e a criação de um novo Grupo Focal de Sustentabilidade.

A Secretária Executiva participa inclusive no “I Encontro dos Responsáveis da Regulação dos Serviços de Água Ibero-Americano e da CPLP”, sob o mote “Desafios políticos, institucionais e de regulação para melhorar o acesso aos serviços de água e saneamento”, previsto para 20 de março, no Pavilhão de Portugal.

Na senda deste evento, realiza-se a VII Reunião de Ministros do Ambiente e um Encontro de Ministros e Autoridades Responsáveis por Recursos Hídricos nos Países da CPLP, no dia 21 de março, resultante de um processo preparatório da participação da CPLP no fórum, que se iniciou com uma reunião técnica preparatória em Lisboa, na sede da Organização, em julho de 2017.

No mesmo dia, concretiza-se um evento paralelo no âmbito do FMA, denominado “Construindo pontes entre a abordagem Ecohidrológica da UNESCO-PHI, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Organização dos Estados Ibero-Americanos: pesquisa, educação e capacitação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” – Cátedra UNESCO Eco-Hidrologia Costeira, UNESCO, Secretariado da Organização dos Estados Ibero Americanos e Secretariado Executivo da CPLP.

Os Estados-membros, nesta ocasião, vão concertar uma Declaração Conjunta da CPLP para ser apresentada na “Sessão Especial com Países em Desenvolvimento no 8º Fórum Mundial da Água”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Recordemo-nos que, na XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo, decorrida em 2016, em Brasília, a Presidência pro tempore da CPLP, exercida pelo Brasil, escolheu para o seu mandato de dois anos o lema “A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” - alinhando a CPLP, em particular, com o ODS 6 “Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”.


Mais informação

8.º Fórum Mundial da Água

Publicado a 13/3/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.