Notícia

09/04/2018
Reunião Conjunta sobre Mobilidade decorre na Sede da CPLP Voltar atrás
 Reunião Conjunta sobre Mobilidade decorre na Sede da CPLP
Nota Informativa

As delegações dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão debater o tema da Mobilidade, a 10 e 11 de abril de 2018, na Sede da CPLP, em Lisboa.

 

Conforme o mandato do XXI Conselho de Ministros, realizado em 2016, em Brasília, o Secretariado Executivo da CPLP convocou a “Reunião Técnica Conjunta sobre Mobilidade” para a participação de responsáveis pelas questões da Mobilidade nos setores da Administração Interna/Interior, dos Negócios Estrangeiros/ Relações Exteriores e da Justiça nos Estados-membros da Comunidade.

 

Na reunião, as delegações vão partilhar as experiências no domínio da Mobilidade, analisar a implementação dos Acordos sobre Mobilidade de Pessoas na CPLP, refletir sobre os mecanismos de construção de uma maior mobilidade no espaço da Comunidade e ponderar a produção de recomendações sobre os Acordos existentes e de eventuais propostas a submeter à próxima cimeira da Organização, prevista para acontecer em julho de 2018, em Cabo Verde.

 

Reforçado na Declaração sobre a Nova Visão Estratégica da CPLP (2016-2026) da XI Conferência da Chefes de Estado e de Governo, o desafio da mobilidade sempre esteve presente no desiderato da CPLP. Na Declaração Constitutiva, consagrou-se como propósito “contribuir para o reforço dos laços humanos, a solidariedade e a fraternidade entre todos os Povos que têm a Língua Portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica, e, nesse sentido, promover medidas que facilitem a circulação dos cidadãos dos Países Membros no espaço da CPLP”.

Publicado a 9/4/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.