Notícia

11/04/2018
Relatório sobre VIH nos países da CPLP já disponível Voltar atrás
 Relatório sobre VIH nos países da CPLP já disponível
Nota Informativa

O lançamento do IV Relatório ONUSIDA-CPLP “Epidemia da VIH nos Países de Língua Oficial Portuguesa”  realizou-se no dia 5 de abril, na Fiocruz-Brasília, no âmbito da II Reunião Conjunta das Redes de Investigação e Desenvolvimento em Saúde da Comunidade Países Língua Portuguesa (RIDES-CPLP).

 

A cerimónia de lançamento da quarta edição deste relatório contemplou intervenções de Manuel Clarote Lapão, Diretor de cooperação da CPLP, em representação da Secretária Executiva da CPLP, de Cleiton Euzébio, Assessor para a Mobilização Social e Trabalho em Rede, da ONUSIDA, em representação do diretor do escritório no Brasil da ONUSIDA, de Pedro Chequer, Consultor e responsável pela compilação do relatório, e de Gerson Mendes Pereira, Coordenador da RIDES VIH-SIDA da CPLP, do Ministério da Saúde do Brasil.

 

A CPLP, por intermédio dos Estados-membros, e a ONUSIDA, em atividade coordenada com suas agências copatrocinadoras, têm desenvolvido ações, alianças e parcerias para alcançar objectivos partilhados.

 

No campo da prevenção, constata-se “a necessidade de se integrarem as diversas áreas programáticas, com vistas a permitir uma abordagem permanente e holística, permeando todas as ações de saúde desenvolvidas. Na área de tratamento, continuamos a busca incessante pela cobertura universal, objetivando a detecção precoce da infecção, o início imediato da terapia e adesão aos medicamentos, para lograrmos integralmente a eficácia terapêutica e a drástica redução da transmissão”, referem a Secretária Executiva da CPLP, Maria do carmo Silveira, e o Diretor da ONUSIDA, Michel Sidibé.

 

No campo dos Direitos Humanos, “apesar dos avanços alcançados na grande maioria dos países, ainda temos um longo caminho a percorrer, com vistas a equidade de género, ao respeito a diversidade e a não discriminação das pessoas que vivem com o HIV”, referem na apresentação conjunta, rubricada por estes dois responsáveis.

 

Mais Informação

 

Epidemia da VIH nos Países de Língua Oficial Portuguesa – 4ª Edição

 

Epidemia da VIH nos Países de Língua Oficial Portuguesa – 3ª Edição

 

Epidemia da VIH nos Países de Língua Oficial Portuguesa – 2ª Edição

 

Epidemia da VIH nos Países de Língua Oficial Portuguesa – 1ª Edição

Fotografias

18.04.Lançamento do Relatório sobre VIH nos países da CPLP

Publicado a 11/4/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.