Notícia

08/06/2018
CPLP apoia candidatura da obra de Amílcar Cabral a programa da UNESCO Voltar atrás
CPLP apoia candidatura da obra de Amílcar Cabral a programa da UNESCO
Nota informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) concedeu apoio institucional à candidatura da obra de Amílcar Cabral, sob a responsabilidade da Fundação Amílcar Cabral, à inscrição no programa “Memória do Mundo” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A Fundação Amilcar Cabral é uma organização sem fins lucrativos cabo-verdiana, fundada em 2005, e tem como missão a preservação da obra e memória de uma das figuras históricas de Cabo Verde. Promove a edição de várias obras, no âmbito do seu Programa Editorial, e em 2015, criou o espaço museológico “Sala-Museu Amílcar Cabral”, no qual está patente a história da luta de libertação liderada por esta personalidade.

O Programa “Memória do Mundo” da UNESCO, estabelecido em 1992, tem como objetivo “assegurar o acesso permanente e universal e a preservação do património documental”, contribuindo inclusive para uma maior consciencialização mundial da importância do legado documental para todos.

A categoria de Observador Consultivo foi atribuída à Fundação Amílcar Cabral, na XIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros, no decorrer da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorreu no dia 24 de julho de 2008, em Lisboa, Portugal.

Recordemo-nos que, na X Reunião de Ministros da Cultura da CPLP, decorrida a 5 de maio de 2017, em Brasília, foi concedido igualmente apoio à candidatura, pela República de Angola, de Mbanza Kongo a Património Mundial da UNESCO.

Publicado a 8/6/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.