Notícia

10/07/2018
Fundações da CPLP debatem contributo para Desenvolvimento Voltar atrás
Fundações da CPLP debatem contributo para Desenvolvimento
Nota Informativa

"Desenvolvimento e Sociedade Civil: o Contributo das Fundações" é o tema do 12º Encontro de Fundações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre entre 9 e 11 de julho, na cidade de São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe.

 

Promovido pelo Centro Português de Fundações (CPF), com o apoio de diversas fundações portuguesas e são-tomenses, o 12º Encontro reúne representantes das fundações, das universidades e de outras organizações não-governamentais dos países de língua portuguesa, bem como representantes do Governo de São Tomé e Príncipe e do Secretariado Executivo da CPLP.

 

Em debate estão os desafios que se colocam aos países da CPLP, designadamente, o contributo para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento, de que aquelas organizações, em especial as fundações, são muitas vezes os principais atores, com um enfoque especial nas políticas de gestão do território e dos seus recursos.

 

A abertura deste 12º Encontro, no dia 9 de julho, foi presidida pela Presidente do Centro Português de Fundações, Maria do Céu Ramos, o Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe na qualidade de representante da presidência pro tempore da CPLP, Vilmar Coutinho Júnior, e o Predidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, José da Graça Diogo.

 

Nestes dias, será discutido o papel das fundações como representantes da sociedade civil e motores de novas propostas nas questões do desenvolvimento sustentável nos vários países da CPLP.

 

A iniciativa decorre quer em espaços de debate, quer em workshops que terão lugar durante visitas a projetos em curso em São Tomé e Príncipe: um projeto na área da Saúde levado a cabo pela Fundação Instituto Marquês de Valle Flor e um projeto de Educação e Inclusão de Jovens, uma parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Fundação Alentejo e o Grupo Pestana, com o apoio do Governo local.

 

Foi inaugurada, no final do 1° dia de trabalho, a exposição “Autores Lusófonos na coleção da Fundação PLMJ”, que ficará patente na CACAU – Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopias até 8 de setembro.

 

Os Encontros de Fundações da CPLP iniciaram-se em 2003, enquanto plataforma de instituições com uma língua comum, no sentido da constituição de parcerias sectoriais ou intersectoriais de resposta às necessidades de cada país representado.

 

 

Publicado a 10/7/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.