Notícia

12/11/2008
Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® Voltar atrás
Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®
Memorando


Património da Humanidade

Lisboa, 10 de Novembro de 2008 – A New 7 Wonders Portugal apresentou ontem o projecto “Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®” – Património da Humanidade. A Conferência de Imprensa de apresentação do projecto decorreu na Torre de Belém e contou com a presença do Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, e do Comissário desta iniciativa, António Vitorino.

“Somos um povo orgulhoso da sua história e continuamos a ser um povo de diáspora. Este projecto é uma oportunidade única de nos reencontrarmos com a nossa história”, explica António Vitorino, Comissário para as “Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®” – Património da Humanidade, acrescentando que “Colocámos a nossa mão sobre o Globo e deixámos as nossas impressões digitais. Os portugueses vão conhecer uma dimensão de Portugal que ainda não conheciam”.

Esta nova eleição irá seleccionar as “Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®” – Património da Humanidade, de entre 22 monumentos de origem portuguesa espalhados pelo globo e classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.

A votação tem início a 7 de Dezembro de 2008 e os 7 eleitos entre estes 22 Monumentos serão conhecidos a 10 de Junho de 2009. Esta iniciativa pretende destacar os portugueses como primeiro povo globalizador do mundo e a importância que a sua acção teve e tem nos nossos dias.

“Portugal é um dos países com maior número de monumentos no mundo, fora do seu território, classificados como Património da Humanidade, o que demonstra a amplitude da diáspora portuguesa”, explica Luís Segadães, CEO da New 7 Wonders Foundation, acrescentando que “apenas Espanha tem mais monumentos classificados, mas com 23 deles centrados na América do Sul e apenas um nas Filipinas. Os monumentos portugueses podem ser encontrados por todo o mundo, o que mostra bem a dimensão e influência da presença portuguesa a uma escala global. A globalização começou com os portugueses”.

Sobre a New 7 Wonders Portugal


A New 7 Wonders Portugal foi criada no âmbito da Declaração Oficial das Novas 7 Maravilhas do Mundo, tendo organizado o evento de 07.07.07 em Lisboa. As Novas 7 Maravilhas do Mundo foram seleccionadas a partir de 21 monumentos pré-seleccionados, classificados pela UNESCO como Património da Humanidade e anteriores ao século XXI.

Os resultados da votação à escala global traduziram-se em mais de 100 milhões de votantes de todo o planeta. As Novas 7 Maravilhas do Mundo são agora a Grande Muralha da China, a cidade de Petra, na Jordânia, a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, a pirâmide maia de Chichén Itzá, no México, o Taj Mahal, na Índia, o Coliseu de Roma, em Itália, e a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no Brasil.

Em paralelo, foi organizada a eleição das 7 Maravilhas de Portugal, eleitas numa votação que envolveu mais de 350 mil portugueses. De entre os 21 Monumentos que foram a votação, os escolhidos foram: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena, Mosteiro da Batalha, Castelo de Óbidos, Torre de Belém e Castelo de Guimarães. A revelação foi feita a 07.07.07, no Estádio da Luz.

A New 7 Wonders Portugal conseguiu a maior divulgação de sempre do património histórico e cultural português, recuperando o interesse das populações pelos monumentos que marcam a nossa história. A eleição das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®” vai dar continuidade a este conceito.


(Na fotografia da esquerda para a direita: Luís Segadães, CEO da New 7 Wonders Portugal®; Andreia Galvão, Vice-Presidente IGESPAR; José António Pinto Ribeiro, Ministro da Cultura; António Vitorino, Comissário para as Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo; Simonetta Luz Afonso, Presidente do Instituto Camões; Joana Brocardo, Directora Geral da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.)
Publicado a 12/11/2008
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.