A XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decorrida nos dias 17 e 18 de julho de 2018, em Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde, outorgou o Prémio José Aparecido de Oliveira ao Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), antigo Primeiro-ministro da República Portuguesa e ex-Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Eng.º António Manuel de Oliveira Guterres.
Os Chefes de Estado e de Governo na reunião de cúpula da CPLP tomaram esta decisão “pela atuação singular, com projeção internacional, na defesa e promoção dos princípios e valores da CPLP, bem como pelo elevado contributo na promoção e difusão da Língua Portuguesa”.
Recordemo-nos, António Guterres era, ainda, o Chefe de Governo da República Portuguesa participante na cimeira constitutiva da CPLP, a 17 de julho de 1996.
O Regulamento do Prémio José Aparecido de Oliveira foi aprovado pela XVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em Luanda, em 22 de julho de 2011.
Nota Informativa
XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP
Prémio José Aparecido de Oliveira