Notícia

30/07/2018
Terminaram os «XI Jogos Desportivos da CPLP " Voltar atrás
Terminaram os «XI Jogos Desportivos da CPLP
Nota Informativa

Os “XI Jogos Desportivos da CPLP” realizaram-se de 21 a 28 de julho de 2018, em São Tomé, fixando-se a disputa de diversas modalidades para atletas com idade inferior a 16 anos, nomeadamente, atletismo, basquetebol 3x3, futebol, taekwondo e voleibol de praia.

 

Durante o evento, anunciou-se que Timor-Leste vai receber a próxima edição dos “Jogos Desportivos da CPLP”, em 2020, e que a delegação deste Estado-membro foi galardoada com a primeira atribuição do “Prémio Ética Desportiva”.

 

Com um máximo de 78 participantes por Estado membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), as autoridades de São Tomé e Príncipe acolheram cerca de 700 pessoas, entre atletas, juízes, apoio médico e demais delegações, como técnicos e dirigentes, vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial (pela primeira vez), Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

 

A delegação portuguesa foi a mais medalhada dos XI Jogos Desportivos, entre ouro, prata e bronze, com 25 medalhas, tendo em segundo lugar ficado a delegação de Moçambique, com 23 medalhas, e seguindo-se na terceira posição o país anfitrião, São Tomé e Príncipe, com 22.

 

Os Jogos Desportivos da CPLP têm como objetivo o reforço da solidariedade entre os cidadãos dos países da Comunidade e a promoção do espírito desportista de “fair-play”. A última edição foi realizada em julho de 2016, na cidade da Praia, em Cabo Verde. A I edição dos Jogos Desportivos realizou-se em setembro de 1992, em Lisboa.

 

 

 

Mais Informação

 

Juventude e Desporto

Publicado a 30/7/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Apoios

 

Acompanhe

 
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.