Notícia

13/01/2009
Timor abre Missão Permanente junto à CPLP Voltar atrás
Timor abre Missão Permanente junto à CPLP
Nota Informativa

O Embaixador José Barreto Martins apresentou as suas Cartas credenciais ao Secretário Executivo da CPLP, Eng.º Domingos Simões Pereira, no dia 13 de Janeiro de 2009, na sede do Secretariado Executivo.

De acordo com o Embaixador José Barreto Martins, a sua nomeação “vem na linha da vontade do Estado timorense de contribuir de forma mais activa para a construção da CPLP”, ajudando a criar mais condições para “dar corpo às recomendações da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo”, realizada em Julho de 2008, em Lisboa.

A “abertura desta representação oficial é a materialização de uma atenção especial dada por Timor-Leste aos países da CPLP”, observou o Secretário Executivo da CPLP, salientando que “tem havido uma tendência para a criação de embaixadas junto à CPLP, o que vem demonstrando a importância e o crescimento da organização”.

Timor-Leste é o terceiro Estado-membro a abrir uma Missão Permanente junto à CPLP. A República Federativa do Brasil abriu a sua Missão em Julho de 2006, chefiada pelo Embaixador Lauro Moreira, seguindo-se a República da Guiné-Bissau, que nomeou o Dr. Apolinário Mendes de Carvalho como Embaixador junto à CPLP em Outubro de 2007.
Face aos Estatutos da CPLP, os Estados-membros podem, se assim o entenderem, estabelecer Missões Permanentes junta da Organização, em harmonia com a prática internacional seguida nesta matéria.
Publicado a 13/1/2009
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.