Notícia

19/02/2009
Lançamento do projecto "Mares - Olhares da Língua Portuguesa" Voltar atrás
Lançamento do projecto
Memorando


O projecto “Mares – Olhares da Língua Portuguesa” foi lançado durante o encerramento das Correntes de Escritas, por iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim. Esse encontro de escritores de expressão ibérica, que comemorou este ano os seus dez anos de existência, contou com a participação de mais de cem convidados.


Este projecto propõe reunir diversas sensibilidades entre artistas dos países de expressão portuguesa para que as novas gerações sejam encorajadas a integrar o Mar no seu imaginário e utilizá-lo como matéria-prima na sua produção artística.

Neste primeiro ano, a Literatura (no formato Conto) e a Fotografia foram privilegiadas: cada dupla será constituída por um escritor e um fotógrafo, cujos trabalhos serão publicados num livro no final do ano.

Para além de nomes de prestígio, já convidados, será aberto um concurso público, que funcionará nos mesmos moldes para todos os interessados. A dupla vencedora do concurso público terá direito a um prémio pecuniário, e verá o seu trabalho também publicado.

Será criado um portal, para onde convergirão as candidaturas, que servirá de ponto de encontro e debate para todos os que se interessem pelo universo da língua portuguesa e pelo mar. 

Durante o período de um ano, entre o lançamento e encerramento das actividades, terão lugar diversas animações promovidas pela organização do Mares: palestras, debates, exposições, projecções de filmes, peças de teatro, concertos, etc. Pretende-se que esta iniciativa evolua e se torne, com o tempo, num grande festival de artes, tendo sempre o Mar como elo de ligação.

A adesão dos escritores e fotógrafos, a esta primeira edição do projecto Mares, foi entusiasmante, estando já confirmadas cerca de vinte duplas, que incluem nomes como Pepetela, José Eduardo Agualusa, Luís Fernando Veríssimo, Adriana Lisboa, Pedro Rosa Mendes, Jorge Barros, Rui Ochoa e Luís Barra.

 

O projecto “Mares – Olhares da Língua Portuguesa” tem os seguintes promotores e associados:


Associação Amar o Mar (coordenação geral)
Sextante Editora, Guimarães Editores e uma editora brasileira a designar (edição)
Luis Vasconcelos (coordenação fotográfica)
Atelier Henrique Cayatte Design (design e coordenação gráfica)
B&G Eventos / Imagegate (comunicação e organização dos eventos)

Publicado a 19/2/2009
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.